terça-feira, 26 de maio de 2020

Estudo 02- 2002 O Livro da Lei. E a dicotomia que existe


Estudo 02- 2002 O Livro da Lei. E a dicotomia que existe entre Lei escrita nas tábuas, e a Lei escrita no Coração.
Este é um Documentário Bíblico, e Neste Documentário nós vamos falar e estudar sobre as Leis da Bíblia, Olha, eu já escrevi muitos artigos falando sobre a igreja verdadeira, mas todos têm uma mesma teoria básica, que a Igreja para se considerar a igreja verdadeira, ela precisa obedecer, os mandamentos de Deus, isto é óbvio porque os Dez mandamentos é uma revelação do caráter de Deus, para nós: portanto não há como pertencer a igreja verdadeira sem obedecer aos seus mandamentos.

Agora neste documentário nós queremos mostrar que existe uma Dicotomia entre os mandamentos escritos em pedras, e os mandamentos escritos no coração. O documento vai abordar a Diferência entre uma obediência que acontece por amor, e a obediência que é gerada por algum medo, ou temor de ter alguma penalidade, por Exemplo o medo de ser punido, medo de perder um lugar no céu, e assim por diante.

Já perceberam os motoristas que andam com um carro que está irregular para o trânsito, Exemplo: um corro com documento atrasado, ao aproximar de um ponto de fiscalização, o motorista tem muito medo, mas se ele consegue passar livremente, por algum motivo, uma chuva, horário de Almoço, guarita fechada,

Ele agradece a Deus, e não se sente culpado, isto vai acontecendo, até o dia que ele cai, o veículo é apreendido! Perde pontos na CH, tem que pagar uma multa, aí ele se arrepende, não da culpa, mas porque houve apreensão, se arrepende de não ter arrumado, o documento, se Arrepende de ter vindo, tem medo por que teve as consequências.


Isto se dava muito nos tempos Bíblicos em Israel, a lei dos Dez Mandamentos, era um terror para um Judeu, se fosse pego em um Adultério, roubo, trabalhando no sábado, ou indo aos templos dos falsos deuses, bastava o delito ser registrado por um escriba, arrolado com duas ou três testemunhas, não existia misericórdia, era morte na certa.

Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. Hebreus 10:28Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá. Deut- 17:6. Não tinha essa de réu primário, não sabia, tinha esquecido.

O documento é dividido em duas matérias: na Primeira, vamos abordar a Didática da escrita em um Livro, e depois a dicotomia da escrita no coração 24-E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, 25-Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:

26-Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti. 27-Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o Senhor; e quanto mais depois da minha morte? Deut- 31:24-27

A Bíblia é um Livro que foi escrito, com Inspiração e Iluminação Divina, portanto é normal o Leitor encontrar na Bíblia as palavras, Livro do Senhor, a palavra de Deus, mas os nomes mais usados pelos os profetas e reis de Israel, era o Livro da Lei do Senhor, ou Livro da Lei de Deus, isto porque nele, Deus Deu muitas Leis a Israel, no Velho T, este Livro da Lei era composto apenas com os cinco Livros escrito por Moises, conhecido como pentateuco,
São muitos textos como estes: E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus Neemias 8:18. E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. Neemias 8:8.

E Hilquias disse a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã. 2 Crônicas 34:15. E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. 2 Crônicas 17:9. Isto era apenas os 5 Livros de Moises.

os Livros dos profetas eram cada um em volumes aparte, só após surgir os escritos dos Apóstolos, e as traduções para outros Idiomas tais como Egípcio, e o Latim traduzida por Gerônimo, foi que ele deu este nome de Bíblia que vem do diminuitivo de pequena Biblioteca, e depois foram muitas traduções, mas as traduções de mais Destaques foram as traduções para o Alemão, Inglês e por fim o português que alcançaram o mundo, É evidente que neste pequeno Documentário, não tem como abordarmos todas as Leis da Bíblia, Não vamos definir detalhadamente os seus valores, e datas em que foram escritas, mas vamos tratar Basicamente das Leis principais, e as suas Divisões, e quais Leis houve mudanças, com a Morte de Jesus na Cruz do Calvário.

Muitos Evangélicos, no afã de mostrar que o sábado foi abolido! Eles dividem a Bíblia pelo o antes e o depois de Cristo, ou seja: Velho e Novo Testamento, e que o V-T foi abolido, e que não precisamos mais do velho testamento. Tudo isto porque o V-T é onde estão as Leis, e como Leis se tratam de Compromissos,

Para eles então fica mais fácil defenderem a teoria de que o Velho T foi abolido que sendo assim todas as Leis Já vão diretamente para a Lata do Lixo, em um embrulho só, esta é uma teoria imatura, diabólica, imagina um mundo, um país, uma terra sem lei, nem um ditador teria como governar, um pais sem leis, principalmente nós que somos Cristãos temos que repudiar esta teoria: Deus não é Limitado pelo o tempo.

Nem mesmo Jesus poderia salvar um pais sem leis, Imagina Jesus selecionando os santos para levar para os céus, e os Ímpios > assassinos entrando no Grupo dos santos e dizendo, não-não, nós iremos também, o que Jesus poderia fazer? Se os transgressores > pecadores! Pudessem estar com Deus no Céu? Satanás e os anjos maus não precisaria ter sido expulsos de- Lá. Portanto as Leis podem até serem mudadas, mas nunca poderia deixar de existir, nas minhas pesquisas Bíblicas eu vejo 04 categorias de Leis na Bíblia: Vamos Ler aqui abaixo 04 versos Bíblicos para embasarmos o Assunto.

Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos,

Como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. 1 Reis 2:3. E, quando houver disputa, eles assistirão a ela para a julgarem; pelos meus juízos as julgarão; e as minhas leis e os meus estatutos guardarão em todas as minhas solenidades, e santificarão os meus sábados. Ezequiel 44:24Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o Senhor entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés. Lev- 26:46.

Alguns nomes tem o mesmo significado, tipo assim: mandamentos, ou testemunho ou preceitos, ou minhas leis, tudo se refere a lei principal do Decálogo, os dez Mandamentos. Mas podemos ver aqui nestes versos acima quatro categorias de leis, e são basicamente isto: os dez mandamentos/ as Solenidade, e os Estatutos os Juízos.

Os Dez mandamentos escritos por Deus em tábuas de Pedras, foi colocado dentro de um caixa de Madeira chamada de a Arca do testemunho, ou da Aliança, e Moises escreveu um Livro contendo as demais Leis, e este Livro foi colocado a o Lado da Arca:

13-Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.14-Também o Senhor me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir. Deut- 4:13,14. 04-

Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim; 05-E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou. Deut- 10:4,5. Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti. Deut- 31:26 no livro tinha todas as Leis.

A lei principal são os dez mandamentos que foram escritos pelo o dedo de Deus em Duas tábuas de pedras. Naquele tempo Moises ficou quarenta dias no monte com Deus, e Moises escreveu a sua Lei, e mais duas categorias de leis: as Leis cerimonias que ensinava como fazer todos os sacrifícios diário e nas festas solenes, ou seja, as solenidades.

Depois Moises escreveu uma outra categoria de leis era uma espécie de Leis civis, que foram chamadas de Estatutos, os estatutos era para determinar as penas dos diversos crimes, diversos, porque apareceria muitos crimes que não se enquadrava nos artigos já escritos nos estatutos, neste caso o acusado era levado diante de um corpo de jurados conhecidos como Juízos, ou oficiais, aqueles Juízos Ouviam a Acusação, e a defesa e as testemunhas, e passava para a votação.

A absolvição ou a condenação vinha por vias democrática no voto daqueles setenta ou mais Juízes, que estivesse naquele tribunal que era instalado nas portas de cada cidade em Israel. Tinha casos difícil que eram obrigados a levar o caso para a capital: 18 Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá, segundo as tuas tribos, para que julguem o povo com justiça. Deut- 16: 18.

08-Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, em questões de litígios nas tuas portas, então te levantarás, e subirás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; 09-E virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver 
naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo. Deut- 17:8,9

O Relator Levava os autos e o Resultado que deu a votação, da província, as partes opostas iam também, o sacerdote não fazia nova votação, mas ouvia as duas partes, analisava o resultado e dava o veredito final que quase sempre era o mesmo resultado vindo da província. Mas é como diz o ditado: o gosto de quem está morrendo é espernear.

Então as duas categorias primeiras, eram leis religiosas e as duas Últimas eram leis cívicas, e a pergunta que fica é: quais categorias das quatro foram abolidas? A última a Lei dos Juízes não pode se dizer que foi abolida, ela era uma espécie de estatutos ao vivo, todos os artigos que se formavam dela, passavam a fazer parte dos estatutos. E os Estatutos eram uma espécie de Código Penal que todo país tem o seu, o de Israel durou até a queda da Nação Judaica nos anos 70, após a restauração deve ter outro.

Agora vamos falar das Leis Cerimoniais, esta categoria abrangia todas as solenidades, as festividades da Lua nova, do primeiro e do sétimo mês: as três festas anuais, a festa da pascoa, ou dos Asmos: e a festa das primícias, ou da sega dos primeiros frutos: a festa do fim da colheita ou saída do ano ou dos Tabernáculos, ou cabanas, abrangia todas: além dos sacrifícios de Paz e sacrifícios pelo os pecados e sacrifícios diários, a Bíblia deixa isto bem claro em vários textos, ver Êxodo 23: 14-

Três vezes no ano me celebrareis festa. 15-A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim; 16-E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho. Êxodo 23:14-16.

Sete dias comendo pães sem fermentos, era uma semana de descanso, sete Sábado em uma semana só: > E celebrareis esta festa ao Senhor por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis. Levítico 23:41. 

Então, toda esta categoria de Leis cerimoniais, foram abolidas com a morte de Jesus. 14-Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.15-

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.16-Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo Coloss-2:14-17.

E a lei dos dez mandamentos a Lei das Tábuas de pedras escritas pelo dedo de Deus, foi Abolida? O que diz Bíblia. Em 2º Coríntios 3: 06 -09 Lemos:
o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

Muitos escritores modernos, escreveram Livros inteiro, tentando explicar a Lei de Deus no Livro de Gálatas, explicando que Jesus aboliu a Lei dos dez Mandamentos, de acordo com o Livro de Gálatas:  e é sobre isto que vamos estudar em Gálatas 03: 10- 29.

10- Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;
12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito. 15 Irmãos, como homem falo. 

Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma. 16 Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. 17 E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa.

18 Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão. 19- Logo- para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. 21 É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.

23- Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.

25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28- Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gál- 03:10 29.

pergunta é: de qual Lei Paulo está falando? Paulo não especificou o nome da Lei, porque todas as Leis, sem o Sacrifício de Jesus, elas não- nos Leva a algum lugar além da Morte! Simplesmente porque leis nenhuma Salvam, eu- Acredito que dentro deste contexto Paulo está falando da Lei dos Dez Mandamentos, porque o Raciocínio é o mesmo usado em Coríntios: 03-

Ora, se o ministério da mortegravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, 8 como não será de maior glória o ministério do espírito? 9- Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça.

Aqui, Paulo chamou os Dez Mandamentos de Ministério da Morte, e ministério da condenação. O Raciocínio foi o Mesmo usado em Gálatas 03: verso 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado 12 ora, a lei não é da fé, v13 Maldição da Lei, 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

Está visto que Paulo fala da Lei do Decálogo, que veio por causa das transgressões, é evidente que se não houvesse o pecado, não precisaria dela, que foi trazida por mão de Anjos pela mão de um mediador. O primeiro mediador que recebeu a Lei, foi Moises que recebeu e Lei das mãos de Deus. 20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. Porque o mediador não é um só? Porque a Lei passou pela a Mão de muitos Líderes, na primeira aliança em que Paulo chama ela de Ministério da morte, ou da condenação, ou da maldição.

De fato, a Lei não salva Ninguém, e nunca salvou a Ninguém, e matar? Imagina colocar uma Lei santa como Regras sem perdão para um povo pecador! E isto foi feito: Muito embora já tinha a Lei da Misericórdia, mas ela não estava no Alcance dos pecadores a lei foi um método de corrigir os Homens, era uma vera de correção para viver ou morrer! A Lei teve domínio até os tempos que nós conhecemos e temos hoje como a Graça, o perdão a Misericórdia: no rigor da Lei não tinha isto: Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.  Hebreus 10:28.

Que Lei era esta, a Lei dos Dez Mandamentos. Se fosse a Lei Cerimonial bastava um Sacrifício. O Escritor está falando da Lei Maior, sacrifícios de Animais não corrigia, por Exemplo: 03- E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; 04-E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. 05-E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? João 8:3-5.

Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:27.

O mais pesado mesmo era as crenças estranhas: muitos fiéis e profetas foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; acusados de estranha fé, andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados Hebreus 11:37. Quem pregava doutrina diferente das dos sacerdotes, não podia conviver socialmente entre o povo, qualquer doutrina estranha ou qualquer transgressão contra os dez Mandamentos, pela a palavra de duas ou três testemunhas, o acusado era morto sem misericórdia.

Como Paulo Já não estava mais vivendo em Jerusalém, ele pode dizer o que sentia, Chamou a Lei de Deus de ministério da condenação, ministério da morte, realmente, porque teve muitos mediadores, mas ninguém podia fazer nada pelo o pecador, e os tribunais faziam falsas interpretações da Lei, para Levar os seus desafetos a Morte!

Até que veio Jesus e foi morto na pior morte, a morte de Cruz, era a condenação dos malditos pelo o país e pela a Igreja, Julgado como formadores de quadrilhas, golpistas, autor de cedição, usaram falsas interpretações para o condenar, Mas ele era Inocente, e como sendo o filho de Deus, venceu a morte Ressuscitou e subiu ao céu, vindo e ser rei e senhor da nossa salvação.

E a lei que era o ministério da morte, passou a ser o Ministério da vida, porque assim como a sua transgressão traz a morte, a sua obediência conduz a Cristo, por isto Paulo escreveu: vejam acima> 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.
13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; no texto seguinte ele disse:

15 Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma. 16 Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. 17 E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa.

Paulo falou do testamento que outro mediador não mudaria, só aquele que fosse o dono da promessa, este poderia fazer o que fez, cancelar toda a Interpretação e aplicação que os mediadores faziam naquela antiga aliança, e aquela mesma Lei que Israel recebeu depois de 430 anos de cativeiro, eles receberam como um Jugo da morte para quem tinham uma vida de pecado, ela veio a ser, a condutora deles ao Herdeiro da promessa sem invalidar a promessa feita a Abraão.

Foi por isto que Paulo disse em outra ocasião< >que: Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; 1 Timóteo 1:8. Infelizmente os Judeus não usaram a Lei Legitimamente, mas fizeram dela um Instrumento de Condenação e morte. Eu comparo a Lei como uma Lâmpada, que vc deva usar-la para alumiar o seu caminho, ou como uma espada, que você deva usar-la para trilhar o teu caminho e nunca usar-la contra você mesmo. Como a Lei passou a ser Usada no ministério de Jesus? 01-Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 02-Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

03-Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Sal- 1:1-3A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Sal-19:7. Foi esta Lei que Paulo disse que ela serviu de Aio, serviu de Guia, para nos conduzir a Cristo

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24. Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Rom- 8:1.

Vivemos em um tempo chamado reino da graça, da Misericórdia, se uma família aceita Jesus e um ou mais da Família não aceita, eles não estão condenados, pode a qualquer hora eles se decidirem, se alguém da fé afastar, ele não está condenado, pode a qualquer Hora ele voltar, nós cometemos um Grande erro, quando dizemos, olha se vc morrer fora da Igreja, está perdido, dois erros, o primeiro é que quem salva é Jesus, não é a Igreja,

O segundo erro, é que O Julgamento pertence somente a Jesus, há mas se está fora eu posso falar, não, não pode, ainda que sabemos que os transgressores não herdarão o reino de Deus, ele pode voltar a qualquer momento, e mesmo se não voltar, precisamos respeitar a parte que pertence somente ao Espírito Santo: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4:11. A nossa missão é apenas pregar, Levar o conhecimento de Jesus para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário