terça-feira, 26 de maio de 2020

Estudo 46- 2046 quem é o Maior: La na Sua Igreja?


Estudo 46- 2046 quem é o Maior: La na Sua Igreja?
Este Artigo Não é para Mostrar algum ponto de vista do Escritor, mas para responder uma pergunta feita a Jesus pelo os seus discípulos:  quem é o maio? Esta pergunta ajuda a entendermos se estamos em toda a verdade.33-E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? 34-Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. Marcos 9:33,34 

25-E houve Então Esta contenda entre eles, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.26-Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

27-Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. Lucas 22:24-27.  O maior dentre vós será vosso servo. Mat 23:11.

Jesus mencionou as Lideranças do Gentios que tinha os seus superiores, algo que nós Hoje estamos muito acostumados a ver, em todos os setores de qualquer departamento, se compramos um produto e por alguma razão precisamos trocá-lo ou devolver, se a empresa não atender, Já procuramos saber ali quem é o maior, o dono ou Gerente; faz parte da cultura que herdamos de Longas datas, ter alguém para nos Liderar e Deus sempre mandou eleger os Líderes porque este era o desejo do povo, Vejam:  

Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei. 1 Samuel 8:19,
Tudo tem um princípio, para o Bem, ou para o Mal!
O primeiro passo para o Mal que a Igreja no Deserto deu, foi quando foram ao Profeta Samuel e pediram um rei!!  “O profeta Samuel ficou muito magoado mas Levou o Pedido a Deus” Não precisa ser um Teólogo para ver que Deus ficou mais ressentido do Que Samuel quando ouviu o pedido do povo, < > isto prova que eles não estavam Fazendo uma sábia escolha.

Deus queria que o povo tivesse apenas o Senhor na Direção, Até para sair para a guerra, pois o cargo de um rei é um mandato político, se tornaria um Alvo fácil para ser Induzido, influenciado ou dominado por outras Nações: ao passo que Samuel Diante do povo era uma Liderança sim um Líder Religioso,
Mas não era um cargo político, era um Vidente, um Profeta, ou um Juiz, porta voz de Deus, isto não é cargo político, pode ver que se todo o povo se preparassem para ser um Samuel não teria nenhum problema < > Agora se Alguém se Levantasse para ser um outro rei!! Ao mesmo tempo, aí já não seria- mas a mesma coisa.

Bom:  vemos Até Aqui que o Líder Maior Entre os cristãos Não foi uma escolha de Deus, se parássemos Aqui Já estaria tu do explicado; mas como se trata de um Documentário, Ainda temos muitas coisas a ressaltar, uma Dela é que todas as vezes que o povo ultrapassou a vontade de Deus os seus planos sempre deram errado basta tomar como Exemplo as Atitudes de Eva, de Caim e do próprio Israel pois todas as vezes que o seu rei era fiel eles também eram, mas quando o rei se desviava do caminho!! Eles também se desviavam.

Deus sempre trabalhou para que as coisas em Jerusalém funcionasse do modo correto Até a função de Juiz,  Deus não mandou fazer um Tribunal para um Juiz, mas sabiamente ele mandou montar um estilo de tribunal A Porta Da cidade onde os Anciãos que eram Nomeados como Juízes se Assentavam era uma comissão de muitos Juízes, ali eles Julgavam tudo no voto, 

Até A Escolha do Sumo sacerdote era eles que faziam, podiam decretar mortes ou Inocências, este tribunal funcionou muitos tempos na casa de Anás Sogro de Caifás eles chamavam este tribunal de Pretório.
E no Templo onde o Sumo sacerdote Caifás trabalhava era chamado de Audiência, e onde ficava o Governador que eles os chamavam presidente, Era o Tribunal, este sempre foi o estilo político Administrativo do mundo, Jesus foi conduzido em todas estas Instâncias, mas para ser condenado:

E Assim podemos ver que Israel tinham dois tipos de Lideranças, o Rei era o cargo político empossado pelo os Anciãos, era um monarca superior- mas não foi Deus que Deus a tal Ideia, tinha muitos sacerdotes para fazer os trabalhos de sacrifícios diários, e todos eram Iguais.

Mas  o Sumo sacerdote era um tipo de Cristo foi Deus quem Mandou Escolher para ele exercer o Ministério da Purificação dos Pecados do povo, do Templo e do Altar, ele era um Juiz Superior que ficava o Ano todo trabalhando Julgando as causas do povo em Geral, por Isto o seu tribunal era chamado de Audiência mas no santo dos santos o trabalho da Purificação era Anual, só ele podia entrar ele era o superior por ser um tipo de Cristo mas ele era também empossado ou Afastado pelo os Anciãos, portanto a maior Autoridade acabava sendo mesmo era o grupo de Anciãos.

Vindo então Cristo ele foi Rejeitado por todos estes tribunais, quando Jesus Expirou na Cruz, Rasgou então o Véu que dava entrada ao cerimonial da velha Aliança, cancelando assim o velho concerto fazendo nova Aliança com o seu Sangue com todo Aquele que crer, foi morto e Sepultado mas Ressuscitou ao terceiro dia e ele mesmo Assumiu no Céu o Sacerdócio e Agora ele é o Nosso Superior, Nosso Sumo Sacerdote porque ele recebeu todo o poder tanto no céu como na terra, ale é o caminho para todos. Ele foi o cordeiro de Deus em sacrifício por Nós,

Portanto ele é o Sumo Sacerdote, a sua Igreja na terra não tem um Líder superior a outros, foi ele quem nos ensinou, Vejam: na conversa com os Discípulos o que ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.

26-Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. 27-Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. Lucas 22:24-27.

Portanto esta cultura de eleger Líderes, Logo Cedo Chegou na Igreja.  E permanece até hoje. Mas não foi aceita por Jesus. Mas isto não foi só no reinado, veio desde os dias dos Juízos, lembra o Sacerdócio que nós acabamos de Falar?  Pois é, isto eles tomaram o domínio virou Hierarquia;

 Eles dominaram em todas as escalas eles tomaram as rédeas e quando o Juízo, rei ou Sacerdote ficava corrupto, não tinha como o povo o depor, porque no cargo ele era o maior, vejam como as coisas mudaram, a única coisa que funcionava era o assassinato,

Basta pesquisar e vai ver a quantidade de reis que foram assassinados em Israel e em Judá, isto veio até bem recente, basta pesquisar para ver a quantidade de papas que foram Assassinados, no Exercícios da sua função de maior na Igreja. Jesus Não queria que as ciosas fossem Assim, mas estamos tão acostumados a trabalharem com Lideranças que corre o perigo de cruzarmos os braços se não tiver um Líder para estarem a frente e dizer vamos, vamos,

Aí sim saímos após ele, foi este o pensamento de Israel e era Justamente Igual aos discípulos pensavam um Líder Maior é o que nós hoje buscamos e temos!! E foi o que Jesus reprovou, a Igreja do Senhor Jesus não pode ter Liderança superior como o mundo tem, só cristo é o seu Líder.

Aqui surge um Grande questionário: mas sem os superiores, a igreja pode ser uma organização mundial? Claro que sim e precisa ser, o povo de Deus é um povo Organizado; mas sem o estilo pirâmide.

Sem uma pirâmide as coisas vão muito mais fácil para evangelizar toda a terra, o sistema representativo que a Igreja é administrada, é um sistema de Governo do povo sobre a obra e não de um homem sobre o povo e sobre a obra, então vejam como precisa funcionar?

Tudo devam ser da seguinte maneira: Cristo é o Maior, é o Superior E Nunca deu poder a uns mais do que a outros, A Igreja Católica vive batendo sem sucesso nesta tecla a mais de quinhentos Anos dizendo que Pedro foi o Maior Líder e o Bispo Geral da Igreja, Mas nunca acharam subsídios Bíblicos para tais insinuações que são apenas especulações vans, o povo confunde um maior conhecimento com poder, mais conhecimentos não significa mais poder, somos iguais.

o fato de ter Dons superiores a outros, assim como o corpo que tem os membros  na nossa visão menos honrados, o que é um engano pois os mais honrados não são Aptos para desempenhar as funções daqueles que são menos honrados, portanto, eles são os maiores na sua Área e todos devem respeitos um a o outro.

Portanto existe sim os mais entendidos ou superiores na sua área, mas não superiores a os outros, isto é apenas especialidades em setores, quer saber de doutrinas pergunte os anciãos, mas se quer saber de comida pergunte as Dorcas, elas são as maiores nesta área, mas os votos de todos são do mesmo tamanho, são iguais,
O sistema de Organização Hoje está adulterado!

A Igreja Adventista do sétimo Dia fez a organização usando outro método, tomou outro rumo, ela escolheu os delegados, um presidente para todos os setores, presidente Da Associações, presidente da união e presidente da conferência Geral. Centralizando assim o poder administrativo da Igreja.

Então isto Já não é mais o sistema representativo e sim presidencialismo, só existe três Regimes que são: o monárquico, só o rei manda, o presidencialismo tem muitos que mandam, mas tem um superior que é o presidente, e no regime Representativo tem os Anciãos, mas ninguém é maior, Maior mesmo só o voto, tudo é decidido no voto.

A Irmã White queria que as coisas na organização Adventista do sétimo dia funcionasse no regime representativo, que é dirigir, sem um Líder Maior,
A Irmã White fala sobre o poder controlador que passou a existir em grandes e pequenas Áreas da obra Dizendo:

Deus não estabeleceu entre os Adventistas do Sétimo Dia nenhuma autoridade suprema para dirigir toda a corporação, ou qualquer seção da obra. Ele não estipulou que a responsabilidade da direção recaísse sobre uns poucos homens. Conselhos contra a centralização A despeito de freqüentes conselhos em sentido contrário,

Ela disse: os homens continuam a fazer planos para a centralização do poder, para juntar muitos interesses sob um controle único.

Esta obra foi primeiramente iniciada nos escritórios da Review and Herald. As coisas inclinaram-se primeiro numa direção, depois noutra. Foi o inimigo de nossa obra quem lançou o chamado para a consolidação da obra de publicações sob um só poder controlador em Battle Creek. ...

Foi-me dito que eu precisaria erguer a voz em advertência contra estas idéias. Não devemos estar sob o controle de homens que são incapazes de controlar a si próprios, e que não estão dispostos a submeter-se a Deus.

Não devemos ser guiados por homens que desejam que a sua palavra seja o poder controlador. O desenvolvimento do desejo de exercer controle tem sido muito marcante, e Deus enviou advertência após advertência, proibindo confederações e consolidações Advertiu-nos contra nos unirmos para dar cumprimento a certos acordos que seriam apresentados por homens que se esforçam para controlar os movimentos de seus irmãos. Test- Para a Igreja 8:216, 217. E Liderança cristã pág. LC Pág-60.

As coisas inclinaram-se primeiro numa direção, depois noutra. Foi o inimigo de nossa obra quem lançou o chamado para a consolidação da obra de publicações sob um só poder controlador em Battle Creek.

(Qual foi o Objetivo disto? Ao invés de a denominação perder mais das suas Instituições e templos para Irmãos dissidentes que abandonavam a Igreja, fizeram a consolidação ou Centralização da Denominação, onde Battle Creek. Passou a ter todo o Contróleo, tendo as Associações, como as suas subordinadas autorizadas a recolher os Dízimos e Ofertas de todas as Igrejas Mundiais, pagar um Dízimo a união superior a ela,
se Apropriar dos Documentos de todas as Igrejas, contratar e, dar a credencial e pagar o Salário dos pastores, 

a Denominação saiu do Sistema Bíblico da Igreja Primitiva e passou a ser- Literalmente a dona de todo o patrimônio construído pela as Igrejas, o Sistema Adotado pela a Direção em Battle Creek. Aboliu a Autoridade que a Igreja recebeu de Jesus, esta autoridade foi canalizada para apenas a Direção representada pela as Associações, Missões e Confere-Geral que é a soberana. Qual foi a Iniciativa de Deus?

Foi-me dito que eu precisaria erguer a voz em advertência contra estas idéias. Não devemos estar sob o controle de homens que são incapazes de controlar a si próprios, e que não estão dispostos a submeter-se a Deus. Não devemos ser guiados por homens que desejam que seja a sua palavra o poder controlador.

O desenvolvimento do desejo de exercer controle tem sido muito marcante, e Deus enviou advertência após advertência, proibindo confederações e consolidações. Advertiu-nos contra nos unirmos para dar cumprimento a certos acordos que seriam apresentados por homens que se esforçam para controlar os movimentos de seus irmãos. Testemunhos Para a Igreja 8:216, 217. Ou Liderança Cristã Pág (L C 59 -60)

Porque ela disse que as coisas se inclinaram primeiro numa direção, depois noutra? Porque o sistema Representativo que a Igreja é Administrada é bom e começou bem, mas foi usado como ainda hoje está, de maneira Tendenciosa para a centralização,

Bom, eu não tenho nada contra o sistema de organização da Igreja Hoje, desde de que ele esteja embasado- dentro dos ensinos Bíblicos, tudo o que eu quero é que dentro dos ensinos da profecia, nos consigamos andar no caminho Bíblico deixado por Jesus e os Apóstolos a Nós, para não sermos apanhados de surpresa como foi o caso do servo Negligente, que sabia o modo correto de como deveria cuidar do patrimônio do seu senhor, mas não o cuidou. Não podemos ser este servo.

Alguns pastores citam que quando a Igreja na Ásia teve problemas eles recorreram a Igreja que estava em Jerusalém, insinuando assim que Jerusalém deveria ser a central, se fosse verdade, nada contra, afinal Lá estava os mestres que aprenderam com Jesus, seria mais animador eu poder também provar que por isto é que nos hoje temos uma central.

Mas não era, não se tratava de maior poder, e sim de mais conhecimentos se fosse uma central que dominasse como pode ver no texto que tinha pessoas de nome no cristianismo como Pedro Tiago, Silas, Judas Tadeu, teriam determinado e enviado o quadro Doutrinário, para Antioquia com sendo definido pela a igreja ou o tal presidente, mas nada disto aconteceu, o que vemos no texto é todo um trabalho da Igreja Unida.

O assunto foi debatido por toda a Igreja em Jerusalém e mandaram a resposta para a Antioquia da conclusão que chegaram, a nível de Igreja e enviaram pessoas para esclarecer detalhadamente os fatos, o problema aqui era contenda em pontos de Litígios, mas em nenhum momento o texto ressalta alguma soberania de Jerusalém ou dos Apóstolos. Antioquia estava sendo muito humilde e cautelosa, queria entender o certo, E por isto precisou da ajuda de alguém mais aprimorado no Assunto, para eles não perderem o foco, que por sinal foi muito madura e sábia esta atitude deles.

Paulo e Barnabé estavam na Antioquia e eles sabia e falaram, mas os Judeus conversos ao cristianismo continuavam querendo Juntar as duas coisas, Cristo e a Circuncisão!  Então o caso deu contenda e por isto precisava de um completo esclarecimento e por isto foi Levado a Igreja que estava em Jerusalém, Leia o texto e tire as suas conclusões,

01-Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. 02-Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.

03-E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. 04-E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.

05-Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. 06-Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.

07-E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. 08-E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;

09-E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.10-Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 11-Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

12-Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.13-E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:14-Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. 15-E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: 16-Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.

17-Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas, 18-Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. 19-Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

20-Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue. 21-Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

22-Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger
 homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.

23-E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde. 24-Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,

25-Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, 26-Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27-Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.

28-Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: 29-Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. 30-Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.

31-E, quando a leram, alegraram-se pela exortação. 32-Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras. 33-E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos; Atos 15:1-33.

O texto é um dos mais maravilhosos da Época da Igreja primitiva em que podemos ver que foi algo que ocorreu no período de transição entre o sacrifício de Jesus e o sacrifício da circuncisão e o que vemos ali foi as duas igrejas guiadas pelo o Espírito Santo trabalhando Juntas em um só objetivo, que era esclarecer dúvidas, para manter a união da Igreja em todo o mundo.

O que ocorreu ali naquela Época foi que alguns dos discípulos de Jesus ainda estavam vivos, o texto mostra Isto, Barnabé, Pedro Tiago e Judas Tadeu, e moravam em Jerusalém e por este motivo eles tendo medo de tomar decisões erradas, de causar Divisões trouxe o caso para ser analisado pelo os apóstolos. Em Jerusalém e o caso foi analisado por toda a Igreja Juntamente com os Apóstolos Discípulos e Anciãos, em comum acordo.

Na minha casa, os meus pais e meus Irmãos sempre trouxeram as dúvidas deles para eu analisar, isto mostra que eu tinha um bom conhecimento, mas não quer dizer que eu seja maior do que eles, ainda hoje na minha Igreja, o irmão prefere sentar comigo para conversar e tirar as suas dúvidas,

Concordo que com os meus 38 trinta e oito anos de Igreja, eu tenho bem mais conhecimento na Área religiosa do que eles isto não quer dizer que eu sou o maior, porque é um conhecimento por área, alguns deles são construtores mestre de obras em Alvenaria,

Eu não sei nem pegar em uma colher de Pedreiro, eles são mestres nesta área que eu nada sei, muitos dizem mais quem manda é o poder, só se for em uma empresa, porque na igreja Jesus disse que o maior é o servo de todos, mas até mesmo em uma empresa, pode ver que o dono de um supermercado faz de tudo para atender bem os seus fregueses, ele está ali para os servir, mas eles levam os produtos dele apenas se quiserem,

Deus é o maior e é quem nos concede o Sol a chuva e todos os nossos pedidos, pense nisto, Deus fez tudo para Nos servir e nós somos a Espécie mais exigente¸ ele criou as variedades para satisfazer o nosso apetite, 50 tipos de bananas e nós muitas vezes gostamos de algumas. E ainda se damos ao Luxo de desprezar a palavra dele, e queremos assumir o Lugar dele querendo ser o maior do que ele, maior do que os nossos Irmãos, determinando até o que Deus vai fazer,

Um pastor de uma Igreja das muitas que tem, avisou Lá no meu Bairro, que a partir das oito da noite, o espírito santo iria estar fazendo curas, operando maravilhas Lá na Igreja dele, o povo foram Levando os seus Enfermos e as 10 da noite eles estavam voltando empurrando as cadeiras de rodas com os enfermos,

Lá não houve cura, não houve Nada para os convidados, foi só mais uma sedução de um dos milhares de falsos profetas Que tem no mundo, O ser humano é isto: arrogante, mentiroso, enganador, querendo ser maior do que Deus, e as Igrejas em Geral que se dizem organizações de Deus, estão todas Contaminadas com este vírus da Ganância por poder,

Estou cansado de ver pastores que se dizem um Grande servo de Deus, pisando por cima da Bíblia para humilhar um pobre Leigo que está com a Bíblia, querendo defender a verdade, sendo humilhado! Eu tenho tido um bom relacionamento com os pastores da minha Igreja, mas no Geral não é isto, o que você vê por aí são pastores medindo as forças, disputando a posse de Igrejas, fundando novos ministérios, os fiéis não sabem nem a metade do que acontece nas Igrejas. Estou falando de todas porque na nossa Igreja também temos problemas, faz parte da vida aqui neste mundo, porem a fonte de Liderança 100% certa é Jesus se não aprendermos de Jesus certamente teremos maiores problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário