Estudo 23 2023 O que poderia ter acontecido, TPMOEv- não Houve as Mudanças: Leia o Cap.17 tpmoev Pág- 107 Santa Helena, Califórnia 5 de janeiro de 1903 A Igreja de Battle Creek: Um dia, por volta do meio-dia, eu estava escrevendo acerca da obra que poderia ter sido realizada durante a última reunião da Associação Geral, caso os homens que estão nos cargos de confiança tivessem seguido a vontade e os caminhos de Deus. Os que receberam grande luz não andaram de acordo com essa luz. O encontro foi encerrado e a situação não foi resolvida. As pessoas não se humilharam diante de Deus como deveriam ter feito, e o Espírito Santo não foi concedido.
Eu tinha escrito isso muito tempo antes, quando eu tinha perdido a consciência e me parecia estar testemunhando a cena em Battle Creek. Estávamos reunidos no auditório do Tabernáculo. Foram feitas orações, um hino foi cantado, e outra oração foi oferecida.
Fervorosa suplica foi feita a Deus. A reunião foi destacada pela presença do Espírito Santo. A obra foi profunda e algumas pessoas presentes choravam visivelmente. Um daqueles ergueu-se de sua posição inclinada e declarou que no passado não estivera em união com algumas pessoas, que não sentira amor por elas, mas que agora via a si mesmo tal qual era.
Com grande solenidade repetiu as palavras da mensagem a igreja laodiceana: “‘Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado e miserável, e pobre, e cego, e nu) Sim, essa é a minha condição. Abriram-me os olhos. Meu espírito tem sido duro e injusto. Pensei de mim mesmo como sendo justo, mas agora meu coração foi quebrantado, e posso ver minha necessidade do precioso conselho dAquele que me conhece completamente. Oh, quão graciosas e compassivas são as palavras: Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueça se vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Apoc 3:17-18.
Pág- 108 Testemunhos para a Igreja 8 O orador volveu-se para os que haviam estado a orar, dizendo: Temos algo a fazer. Necessitamos confessar nossos pecados e humilhar o coração diante de Deus. “Ele realizou confissões de coração quebrantado, e então dirigiu-se a vários dos irmãos, um após o outro, estendendo-lhes a mão, e pedindo perdão. Aqueles a quem ele falara ergueram-se de um salto, realizando também suas confissões e solicitando perdão, e logo se abraçavam uns aos outros, chorando. O espírito de confissão espalhou-se por toda a congregação.
Foi uma experiência pentecostal. Ergueram-se louvores a Deus, noite adentro, estendendo-se quase até a manhã, e a obra foi realizada. As seguintes palavras foram repetidas muitas vezes, com enunciação bem clara: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; se, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a Porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Apocalipse 3:19, 20.
Ninguém se orgulhava de ter feito uma confissão sincera, e aqueles que dirigiam essa obra eram os únicos que tinham alguma influência, mas não antes de terem corajosamente confessado seus pecados. Havia uma alegria como nunca antes fora vista no Tabernáculo. Então voltei a minha consciência e, por um pouco de tempo, não sabia onde estava.
A caneta ainda estava em minha mão. E ouvi as seguintes palavras: Isso é o que deveria ter acontecido. Deus está esperando para realizar tudo isso pelo Seu povo.
Todo o Céu está esperando para conceder a graça. Eu fiquei imaginando onde poderíamos ter chegado se isso tivesse ocorrido durante as últimas reuniões da Associação Geral, então a agonia do desapontamento me envolveu quando me apercebi de que aquilo que eu testemunhara não tinha de fato acontecido.
O caminho de Deus é sempre correto e prudente. Sempre traz honra a Seu nome. A única segurança do homem contra movimentos ríspidos, ambiciosos, é preservar o coração em harmonia com Jesus Cristo. A sabedoria do homem não merece confiança. Este é volúvel, cheio de amor-próprio, orgulho e egoísmo.
Achados em falta? TI capitulo 41—Pág- 244 Santa Helena, Califórnia 21 de abril de 1903 Nossa posição no mundo não é a que deveria ser. Estamos longe de onde estaríamos se nossa experiência cristã estivesse em harmonia com a luz e as oportunidades que nos foram dadas e, se desde o princípio houvéssemos avançado constantemente, para a frente e para cima.
Se tivéssemos andado na luz que nos foi concedida, se tivéssemos progredido no conhecimento do Senhor, nossa vereda ter se ia tornado cada vez mais brilhante. Mas muitos dos que receberam luz especial acham-se tão conformados com o mundo que mal podem ser distinguidos dos mundanos. Não se destacam como povo peculiar De Deus, eleito e precioso. É difícil discernir entre o que serve a Deus e o que O não serve.
Nas balanças do santuário há de ser pesada a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela será julgada pelos privilégios e vantagens que tem desfrutado. Se sua experiência espiritual não corresponder as vantagens que, a preço infinito, Cristo lhe concedeu; se as bênçãos que lhe foram conferidas não a habilitarem para fazer a obra que lhe foi confiada, sobre ela será pronunciada a sentença: “Achada em falta. Pela luz que lhe foi concedida, pelas oportunidades dadas, será ela julgada.
Testemunhos para a Igreja vol 8 Pág 246. Não honram a Deus
Um Ser que enxerga por sob a superfície e lê o coração de todos os homens diz dos que tem recebido grande luz: Não se acham aflitos e atônitos por causa de seu estado moral e espiritual. Escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma toma prazer nas suas abominações; também eu quererei as suas ilusões, farei vir sobre eles os seus temores; porquanto clamei e ninguém respondeu, falei, e não escutaram, mas fizeram o que parece mal aos Meus olhos, e escolheram aquilo em que não tinha prazer. Isaias 66:3, 4. Por isso Deus lhe enviara a operação do erro, para que creiam a mentira, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem, antes tiveram prazer na iniquidade. 2 tessalonicenses 2:11, 10, 12.
O Professor celestial indagou: “Que engano maior poderá seduzir o espírito do que a pretensão de que estão construindo sobre o fundamento reto e de que Deus aceita suas obras, quando na realidade estão efetuando muitas coisas de acordo com princípios mundanos, e estão pecando contra Jeová? Oh! é um grande engano, uma fascinante ilusão, a que toma posse do espírito dos homens, quando, tendo uma vez conhecido a verdade, confundem a forma da piedade com o espírito e a eficiência da mesma; quando supõem ser ricos, e estar enriquecidos, e de nada terem falta, enquanto na realidade tem falta de tudo!”
Deus não mudou em relação a Seus servos fieis que guardam imaculadas as suas vestes. Mas muitos estão a clamar: “Paz e segurança! (1 Tess 5:3), enquanto está prestes a sobrevir-lhes repentina destruição. A menos que haja arrependimento completo, a menos que os homens humilhem o coração, confessando os pecados e recebendo a verdade tal qual é em Jesus, jamais entrarão no Céu. Quando a purificação se realizar em nossas fileiras, não ficaremos por mais tempo ociosos, jantando-nos de ser ricos e enriquecidos e de nada ter falta.
Quem pode sinceramente dizer: “Nosso ouro é provado no fogo; nossas vestes estão incontaminadas do mundo”? Eu vi nosso Instrutor apontando para as vestes da chamada justiça. Tirando-as, pós a descoberto a corrupção que estava por debaixo. Disse-me Ele, então: Não vê como eles pretensiosamente encobriam seu depravamento e corrupção do caráter? ‘Como se fez prostituta a cidade fiel! ’ Isaias 1:21.
Testemunhos para a Igreja Vol 08 Pág 247 -Achados em falta? Apelo para a reforma A casa de Meu Pai e feita casa de comercio, um lugar de onde fugiram a presença e gloria divinas! Por esse motivo é que há fraqueza, e falta de poder. A menos que se arrependa e converta,
A igreja que agora está A levedar-se com sua apostasia, comerá do fruto de seus próprios atos, até que se aborreça por si mesma. Quando resistir ao mal e escolher o bem, quando buscar a Deus com toda a humildade e alcançar sua alta vocação em Cristo, permanecendo na plataforma da verdade eterna, e pela fé lançar mão dos dons que para ela se acham preparados, então será curada.
Aparecerá então na simplicidade e pureza que Deus lhe deu, separada de embaraços terrenos, mostrando que a verdade com efeito a libertou. Então seus membros serão na verdade os escolhidos de Deus, os Seu representantes.
É chegado o tempo de realizar uma reforma completa. Quando essa reforma começar, o espírito de oração atuará em cada crente e banirá da igreja o espírito de discórdia e luta. Os que não estiverem vivendo em comunhão cristã serão levados a se aproximar dos demais. Um membro que trabalhe da maneira devida levará outros a se unir com ele em suplica pela revelação do Espírito Santo. Não haverá confusão, pois todos estarão em harmonia com o Espírito.
As barreiras que separam um crente de outro serão derrubadas e os servos de Deus terão o mesmo procedimento. O Senhor cooperará com os Seus servos. Todos orarão com entendimento a prece que Cristo ensinou aos Seus servos: “Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu. Mateus 6:10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário