Estudo 42- 2042 Os Dízimos na Igreja do Senhor.
Se fossemos falar do sistema atual da nossa Igreja não teria muito o que escrever seria só pensar Ler o Nosso manual da Igreja e conhecer um sistema capitalista onde se precisa realmente de muito dinheiro para arcar com a folha salarial de milhares de pastores e presidentes de cada associação, de onde a Igreja tirou o tal do presidente para a Igreja? Realmente não tem como fazer isto com pouco dinheiro.
A pergunta é, isto é bíblico? Se a resposta é sim, é bíblico, não devemos perder tempo com outras Linhas de pensamentos, mas se temos algo a reparar também não deveremos se fazermos de cegos porque temos todo o conhecimento: e Deus Irar requerer das nossas mãos tudo aquilo que soubemos e negligenciamos.
Então: como a Igreja precisa ser? Vamos falar então da organização, vamos falar de um estado com 300 Igrejas e elas fazem uma assembléia Geral e debatem um Local para a compra de uma propriedade para fazerem uma associação, Local depois de escolhido,
Todas as 300 Igrejas contribuem umas mais outras menos, para o pagamento e para a construção de refeitórios, de Auditórios de escritórios, montagem de uma Gráfica, e Local, fica equipado para atender as necessidades das Igrejas do estado. Ali é a sede estadual de todas as Igrejas do estado, mas o poder dela da Associação- missão, vem das Igrejas, nas assembléias Gerais com a maioria das Igrejas representadas.
A Associação não vai ficar como um centro capitalistas, Ali fica alguns funcionários para tocar a gráfica, e outras atividades, uns dois mais para processamento dos dados, um zelador, um cozinheiro, a associação vai ter uma folha de pagamento de uns Dez funcionários, ou talvez mais, mas nada tão assustador: com certeza ela vai ter dinheiro de sobra para reformas do patrimônio e assoes missionárias e reformas e construções de Igrejas.
Quem deva pagar o Dízimo?
O Dízimo é uma Doutrina Bíblica, portanto deva ser pago por todos os membros da Igreja, eu posso dizer que os dízimos e ofertas, são as- doutrina da Ajuda: Ajuda tirar o egoísmo do nosso coração, ajuda a pregar o Evangelho a onde nós não poderemos Ir, Ajuda a construir Igrejas, ajuda a pagar o salário dos nossos Pastores, que são os obreiros enviados à os campos missionários, ajuda a atender aos necessitados;
Eu gosto muito destes três textos que falam sobre as nossas obrigações como Cidadãos, como religiosos, e como voluntários, portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7, este é o dever como cidadãos.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10. este e para os religiosos Deus define a quantidade e espera fidelidade.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7.Este é para os voluntários, é as ofertas, é o tanto que propôs no seu coração, outro não pode marcar a quantia fica entre você e seu Deus.
Agora vem uma pergunta: onde é a casa do tesouro? Porque havia naquele ofício quatro porteiros principais que eram levitas, e tinham o encargo das câmaras e dos tesouros da casa de Deus. 1 Crôn 9:26. Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém, e tomou os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros da casa do rei; levou tudo; também tomou os escudos de ouro, que Salomão fizera. 2 Crôn 12:9. Na casa do rei.
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Mat 2:11. Entendemos que o tesouro estava No Lombo de um camelo E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Mat 13:52. Na casa de um pai de família, tem tesouros bons e maus.
Portanto a casa do tesouro de Deus é na casa de Deus, é na igreja, onde se desempenham trabalhos deva existir o que comer, onde precisa comprar algo precisa de Dinheiro, tesouro para arcar com as despesas, portanto a onde estiver uma Igreja, alí deva estar um tesouro de Deus. A igreja é a casa de Deus< Ela deva ser apita e capaz de manusear o tesouro sagrado. Não podemos ter uma central superior à as Igrejas.
O Dízimo Deva ser? Quanto por%
Deus deixou tudo esclarecido, assim como houve Batismo antes de entrar na terra, Deus Dizimou e ensinou a cobrar o Dízimo, desde que saíram do Egito que eles tinham um modo de Dizimar, era separar todos os primogênitos para Deus, Num 3;13. Mas quanto à os Cereais e frutos da terra que também era os primeiros, Mas quanto a quantidade ou percentual? Isto ele não disse para não parecer um Legalismo Salvífico.
Um dia ele chamou a Israel para fazer a Dizimação completa e ele negociou assim, como era 12 tribos, ele tomou uma como sua, em Lugar dos primogênitos- Dali para traz ficou tudo Dizimado, Homens e Animais, mas uma das doze tribos fora consagrada para exercer o ministério sagrado diante do Senhor- Num 01:50-54. Ver. Num 03: 12-13. Ver também o verso 45. Vejam a consagração dos? Num 08: 05-26.
Neste artigo nós vamos repassar biblicamente o valor real dos Dízimos. Hoje as Igrejas Cristãs como um todo, se descuidaram que as coisas sagradas do templo do Senhor, muitas Foram Consagrada em Múltiplos de Doze ver num 07: 84-87. Israel era 12 Tribos, era um povo santo do Senhor, a cidade tinha 12 portas.
O pão para a mesa do Senhor Era doze pães, ver Levítico 24 05-09. Os números 07 e 12 sempre foram muito significativos no ministério das coisas divina. Portanto, doze ou um de cada Doze pertencia ao Senhor. Houve Ali a dizimação de tudo, a obra foi feita tão fiel, que até os 273 Homens dos filhos de Israel que ultrapassou o percentual, dos Levitas, houve resgate, Israel Igualou o valor com Dinheiro, pagou o resgate a dinheiro, para os Levitas, cinco Ciclos por pessoa e os 273 homens dos filhos de Israel ficaram livres. Núm 03:44-51.
Mas Israel não ficou isento, tudo que gerasse dali para frente, um de cada Doze era do Senhor. Tudo o que produzisse Dali para frente uma de cada Doze medidas pertencia ao Senhor. Até o cheiro verde se usavam o mesmo critério, fazia doze pacotinhos, um- era do Senhor.
Em Num, capitulo 18 temos todos os Direitos dos Levitas, tudo que entrasse no tesouro Divino foi Dado a os Sacerdotes da tribo de Levi. Mas esta forma de separar um de cada 12 prevaleceu como forma de dizimar tudo em Israel. Mas os Filhos de Israel, não devolvia apenas estes 08,34%, eles tinham muitas outras ofertas conforme está escrito no Capítulo 18 de números; portanto o Dízimo é 01 de-12, ou seja, oito- vírgula 34 por cento.
Até os Doze Cajados que Levaram perante o Senhor, apenas um Floresceu, foi o cajado de Arão Num 17;1 e versos 7-8. Israel continuou pagando um de cada Doze, quando nascia um animal imundo trocava por um Limpo Num 18;15-16. Hoje eu tenho um bom esclarecimento de que a- palavra Dízimo Não Significa Décimo como antes me ensinaram, é uma pequena diferencia basta ver qual a quantia aprovada pela a Bíblia Sagrada, pois não devemos ter uma Doutrina sustentada em uma falsa Interpretação,
a palavra Dízimo quer Dizer Todo e em nenhum Lugar na Bíblia Sagrada vamos encontrar alguma prova de que o Dízimo em algum tempo tenha sido dez % esta interpretação dizendo que dizimo quer dizer dez, é falsa.
O primeiro sistema de Dizimar em Israel, era separar os primogênitos para Deus, mas Depois Deus tomou uma tribo como sendo a sua parte santa conforme está em Num 03: 41-51. Num 18;25—30 o texto falou dos Dízimos e também. Das ofertas que eram dadas como ato voluntário, segundo o que a pessoa propor no coração, II Cor 09: 07. Agora o Dízimo é um de cada 12, ou seja, 8,34% O dízimo como as ofertas são sim doutrinas Bíblica e Devemos sim dizimar e ofertar; o texto mais usado hoje para se cobrar o Dízimo está em Malaquias 03 07-12.
07-Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar-se? 08-Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
09-Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. 10-Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11-E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. 12-E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:7-12
Bom, este texto acima não está dando a quantidade ou percentual isto Já tinha Sido feito a muito tempo antes conforme vimos acima, Malaquias foi Já finalizando o Período profético do Antigo Testamento, o que o profeta Malaquias está questionando Aqui é a Apostasia e Infidelidade de Israel desde o dia dos seus pais e isto precisava mudar pois eles era uma nação que precisavam dar o Exemplo para as outras nações e manter o ministério de Deus na terra, Além do Benefício financeiro que eles iriam ter, benção sem medida;
Mas isto não era apenas uma classe da comunidade, isto não era apenas dar o Dizimo de Algumas coisas apenas para cumprir as regras, precisava ser uma reforma espiritual e Administrativa em toda a nação e devolver o Dizimo de tudo, das ovelhas, dos cereais, dos frutos, por isto o profeta usa duas palavras muito significativas que são, todos os Dízimos e a Nação toda.
Interessante; o que não prospera Deus não mantém, Jerusalém era o Lugar do tesouro Nacional de Israel e todos os donativos iam para Lá para pagamento e mantimento dos Levitas, mas teve dois Problemas, o primeiro: quando Israel não era fiel nos Dízimos e ofertas, não tinha como manter o Levita no Ofício, eles eram obrigados a deixar o ministério. E ir para os seus Campos.
Segundo: quando Israel era fiel, os sacerdotes desprezavam o povo e até faziam farras com o Dinheiro Sagrado. O poder sobre o tesouro divino foi uma sedução para ações típicas daquelas praticadas pelo os filhos de Eli, que fizeram das câmaras sagradas, Lugares de prostituições e orgias;
Ou ainda como os filhos de Arão, Nadabe e Abiú que morreram fulminados com o fogo do Altar Diante do Senhor, por oficiarem em visível estado de embriaguez levando fogo estranhos diante do Senhor.
Podemos mencionar também os- descaso dos sacerdotes dos dias do profeta Malaquias, que ao invés de oferecer ao Senhor Conforme a Lei de Sacrifícios que Deveria oferecer animais sem Defeitos, eles traziam os Animais roubados, Enfermos coxos, Cegos e Mancos Malaquias 01: 06-14.
Ou ainda como a Administração Abusivas de Exploração aos fiéis no sacerdócio de Anás e Caifás nos Dias de Jesus, exploravam o povo com as vendas das coisas santas um ato que Jesus reprovou expulsando os do templo e até chamando de Ladrões.
Este estilo centralizado do tesouro divino não deu certo, o ser humano é falho e propenso a corrupção e não sabe controlar finança e poder, não que houvesse alguma falha no sistema, Mas Dava oportunidade para quem queria se corromper, e o ser humano tem em si a tendência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário