terça-feira, 26 de maio de 2020

Estudo 54- 2054 - Uma igreja histórica guiada por Deus


Estudo 54- 2054 - Uma igreja histórica guiada por Deus                                             no Ministério dos profetas e reformadores, e os nome históricos
A igreja verdadeira na terra, ela tem um norte que ela nunca pode perder: é o compromisso com a palavra, com os mandamentos de Deus, isto foi assim desde o Éden, mas vamos tomar um ponto bem mais próximo para este artigo não ficar muito Longo.
Quando Deus chamou Abraão, ele fez alguns desafios, e algumas promessas a Abraão, um dos desafios era Sair da sua terra, e da sua parentela, o outro desafio era cumprir uma Aliança de servir a Deus obedecendo a sua palavra e seguindo o seu mandado onde estivesse ou a qualquer tempo.

E as promessas foram muitas, mas as que contém- mais destaques era, dar-lhes uma terra boa e grande para que ele pudesse formar alí uma grande nação, onde pudesse ser chamada de um país de Deus, uma terra santa, prometeu também uma cidade, de ouro, construída por Deus, um rei com reinado eterno e Deus prometeu mais, estar convivendo entre eles.

Mas agora entra uma Aliança que deveria ser entre os dois, Abraão e Deus. Vejam: Gên 18-19. Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.
Gên 26:5. Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.

A igreja tem aí um dever de fazer uma caminhada Histórica sobre a terra, sem nunca perder o foco dos preceitos que Deus passou para ela, a começar com Abraão, mas como as mudanças de Gerações, de tempos, de Lugares certamente iria querer desviar o foco, é aí que entra os profetas e reformadores, para dirigir a Igreja nas pegadas que Deus deu, rumo a estas grandes promessas que ainda estar por vir.

Quar a missão de um profeta? A palavra profeta vem de profetizar, o profeta é um porta voz de Deus, trazer a mensagem de Deus a Igreja. E qual a missão de um reformador?  O reformador não precisa ser necessariamente um profeta, ele é aquele servo de Deus, que Através dos escritos dos profetas, ele entende que a igreja está indo fora do caminho, e ele Levanta um trabalho de restauração dos verdadeiros ideais de Deus para a sua igreja:

São missões diferentes, mas um mesmo Mensageiro pode cumprir estas duas missões, ele pode ser um profeta e também um reformador, ser um reformador não quer dizer que ele é um profeta, e nem tem como buscar isto, porque não basta ele querer, porque o dom de profecia é um dom de Deus, na pessoa do Espirito Santo que o dar a quem ele quer como profeta, MAS o profeta pode ser um reformador sim, o dom de profecia não é para todos, mas a missão de Reformar é para todos.

Para exemplificar isto, podemos citar AGEU 1-8. No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá, filho de Sealtiel, e a Josué, o sumo sacerdote, filho de Jeozadaque, dizendo:

Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada? Ora pois, assim diz o Senhor dos exércitos:

Considerai os vossos caminhos. Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado.  Mq 6:14-15;

Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor.
Teve reis que foram reformadores, basta estudarmos a História do rei Josias de Judá,

Mas vamos citar um outro profeta que foi um reformador: 1º Reis 18 30 -32.
30-E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. 31-E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Israel, 32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. Depois mandou encher de agua. E mandou jogar agua também no seu Holocausto antes de oferecer a Deus, e ao orar desceu fogo do céu e consumiu tudo até a Agua, e o seu holocausto foi aceito por Deus.

Elias estava diante de uma multidão de falsos profetas, mas só ele era pelo o Senhor, ele não estava ali defendendo uma Igreja, mas apalavra do Senhor restaurando o Altar do Senhor, que é bom que se diga, a muito tempo tinha sido abandonado pela a Igreja.

Malaquias 4:5-6. Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR; Mt 11:14; Mt 17:11-13; Mc 9:11-13; Lc 1:7; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Antes de Jesus voltar, a igreja vai estar na mesma condição de Israel, e alguém fora do meio direcional vai aparecer nas virtudes e espírito de Elias.

Ellen G White Escreveu o que Está no TMOEv Pág 396 -Deixai que o céu os guie
A profecia se deve cumprir. Diz o Senhor: “Eis que Eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor. Alguém deve vir no espírito e no poder de Elias, e quando ele aparecer, poderão os homens dizer: Sois demasiadamente sinceros, não interpretais as Escrituras na devida maneira. Deixai-me dizer vos como ensinar vossa mensagem.  Muitos- há que não podem distinguir entre a obra de Deus e a do homem. A vinda de Elias será estabelecendo a devida reforma para receberem Jesus.

Elias será como foi Elias o Tisbita de Gileade, ele vai cuidar não da Igreja, mas dos cominhos do Senhor, Já o profeta tem a sua missão mais voltada para a igreja, ele é o porta voz de Deus para a igreja, eu me Lembro da História de Moises: certa vez diante do pecado da igreja ele pediu que Deus riscasse o nome dele do Livro de Registros Êxodo 32: 30 – 34 E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei propiciação por vosso pecado.

31 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. 32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. 33 Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.

34 Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.
35 Assim feriu o SENHOR o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado

Moises, este realmente era um profeta, intercessor do seu povo, e o profeta sempre tem esta forte Ligação com a sua Igreja: podemos citar um outro profeta, o profeta Amos:
AMÓS 07: – 13. O 1 SENHOR DEUS assim me fez ver, e eis que ele formava gafanhotos no princípio do rebento da erva serôdia, e eis que era a erva serôdia depois de findas as ceifas do rei. E aconteceu que, tendo eles comido completamente a erva da terra, eu disse: Senhor DEUS, perdoa, rogo-te; quem levantará a Jacó? Pois ele é pequeno.

Então o SENHOR se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o SENHOR.
Assim me mostrou o Senhor DEUS: Eis que o Senhor DEUS clamava, para contender com fogo; este consumiu o grande abismo, e também devorou uma parte da terra.

Então eu disse: Senhor DEUS, cessa, eu te peço; quem levantará a Jacó? Pois é pequeno.
E o SENHOR se arrependeu disso. Nem isso acontecerá, disse o Senhor DEUS.
Mostrou-me também assim: e eis que o Senhor estava sobre um muro, levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão. E o SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.
Mas os altos de Isaque serão assolados, e destruídos os santuários de Israel; e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão.

10 Então Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós tem conspirado contra ti, no meio da casa de Israel; a terra não poderá sofrer todas as suas palavras.

11 Porque assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado para fora da sua terra em cativeiro. 12 Depois Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza; 13 Mas em Betel daqui por diante não profetizes mais, porque é o santuário do rei e casa real.

A mós realmente foi um grande profeta o texto mostrou o seu trabalho de Intercessão Pela a casa de Israel, a pesar do texto terminar com uma grande Advertência, mas Advertência não é reforma, mesmo assim Amós foi Expulso de Israel, acredito que se as Advertência tivesse sido acompanhada de uma Reforma, Amós poderia ter Sido Morto. Líderes não aceitam que alguém que não esteja na Liderança, venha a falar com eles que precisa fazer anhumas mudanças, eles dizem logo, quem é tu para vir dizer o que a gente tem que fazer? Um pastor me disse: as coisas estão dentro da normalidade, e se precisas fazer algumas mudanças, Deus Já tem as Pessoas Indicadas e certamente não será você. Realmente eu não espero uma tão Grande Missão, mas com eu disse ao princípio deste artigo: todos os cristãos precisam ser um Reformado

A minha missão. Eu digo que a minha Missão se encaixa bem na frase escrita em Isaias 58: 12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar. Restaurador de veredas para que o país sejas habitável.

O profeta Samuel e depois de tantos outros, posteriormente, Ellen G White eles foram chamados para dirigir a igreja no seu tempo, eles não podiam abandonar a Igreja, era o estilo do capitão, de um Navio, sendo obrigado a conduzir ouvindo coisas que o desagrada, mas ele não podia abandonar o navio, eles tinham com obrigação de salvar o Navio. Mesmo protestando, mas ele tinham o dever de o conduzir, ao porto.

Diferentemente de um Profeta, é o Reformador, e a minha missão está dentro deste raciocínio que citamos acima e citaremos abaixo. Eu não sou profeta, nem Líder de alguma denominação, mas eu tenho um compromisso, não com Igrejas, mas com Deus e com a sua palavra e com as suas ovelhas, que é o povo, onde eles estiverem, eu não sou defensor da Denominação, e nem tem alguma missão de Salvar a Igreja, mas de defender a verdade: a vida do Reformador é muito difícil, a Igreja católica na sua prevaricação, matou muitos Reformadores.

Quer o Exemplo de um Reformador que não foi morto? Martinho Lutero, em momento algum você vê Martinho Lutero dizendo, eu tenho que salvar a igreja. Não, ele tinha um compromisso com Deus e com a sua Palavra a Bíblia Sagrada, este é o Reformador. E a pós os conhecimentos que Deus me deu, eu me Acho nesta missão de um Reformador, se eu não reformar uma Igreja, ou uma Família, mas pelo ao menos a Minha Vida > sim. A vida do Reformador é um Jugo muito pesado, porque ele vai bater diferente a princípios estabelecidos e crido como sendo fé Genuína, e estes fieis sempre foram a chincalhados, zombados, perseguidos e mortos.

A Bíblia fala de muitos reformadores e todos foram mortos, basta estudarmos a Missão na História de Zacarias filho de Jeoiada, Gideão ou Jerubaal, Estevão, Paulo, João Batista, João Evangelista, Tiago, Pedro, e tantos outros, que morreram nesta missão na Idade Média, John Hass, da Boêmia, Jerônimo de praga, e tantos outros. Só- Não vou citar mais nomes porque os Livros e páginas da Internet estão cheias de Histórias completas, com datas dos seus ministérios, Martírios e tudo.

Quando eu entrei na Igreja a mais de quarenta anos- Atrás, até- Hoje eu- Aprendi muitas coisas Boas que eu manterei por toda a minha vida, mas confesso que aprendi algumas coisas que eu tenho que esquecer.

Por Exemplo: me falaram que foi confirmado em uma visão a Ellen G White, que o Nome da Igreja do Senhor seria, Igreja Adventista do Sétimo dia, eu nunca li isto nas visões da Irmã White, mas mesmo que tenha, foi uma confirmação do Nome para o seu período, Deus nunca deu algum nome definitivo a Igreja, a nenhum outro profeta, seria uma grande hipocrisia dizermos que após quase seis Mil Anos recebemos algo que Deus nunca deu aos patriarcas, ou os profetas, o nome definitivo da Igreja verdadeira, porque os nomes são apenas definições da Igreja da época dela, eu Acredito que uma Igreja que Espera o Advento de Jesus e Guarda o Sábado, este nome foi muito adequado para diferenciar ela das demais. Cada período em que a Igreja passou ela teve um Nome, para identificar o seu povo.

Nomes de Igrejas não é pecado, porque é um Endereço certo, para ser encontrada, e para identificar o seu povo, tudo que existe precisa ter um Nome, um Endereço, cada Livro tem o seu Nome. Tudo tem que ter nome, o próprio Deus Criador em cada época ou Lugar, era conhecido por um nome, para se distinguir dos demais deuses dos povos. Vamos relembrar algumas épocas e os nomes da Igreja Verdadeira.

01 >Desde Abraão até o Cativeiro do Egito>> o povo de- Deus eram conhecidos como o povo Hebreu. Por causa da Abraão que morava em Hebrom, terra montanhosa de Canaã, era um povo de Língua Hebráica. Êxodo 02: 6 E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus. Êxodo 09: 13 Então disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva; Êxodo 10: Foram, pois, Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo, para que me sirva;

02 > No Deserto era os Filhos de Israel. Por serem descendentes de Jacó. Que o Anjo de Deus quando lutou com Jacó, disse que ele seria chamado de Israel. Atos 07: 37-38. 37 Este é o Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta como eu. 38- Este é o que esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar; Josué 03: 1 Levantou-se, pois, Josué de madrugada e, partindo de Sitim ele e todos os filhos de Israel, vieram ao Jordão; e pousaram ali, antes de atravessá-lo.

03 >Em Jerusalém eram conhecidos com os Judeus. Por habitarem na Grande Herança de Judá, Conhecida como a terra da Judéia. Uma parte da bíblia foi escrita no Hebraico. Esdras 4: 12 Saiba o rei que os judeus que subiram de ti a nós foram a Jerusalém e estão reedificando aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros e reparando os seus fundamentos. Esdras 5: 1 Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram. Esdras 6: 7. deixai de impedir a obra desta casa de Deus; edifiquem o governador dos judeus e os seus anciãos esta casa de Deus no seu lugar. Neemias 4: 1 Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus;

04 >O ministério de Jesus na terra da Judéia, reavivou os ensinos dos Antigos Profetas, e a Doutrina dos Fiéis a Deus ensinada por Jesus passou e ser conhecida como o Caminho. Hebreus 10: 19-20. 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, Atos 19:  Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. Atos 24: 22. Félix, porém, que era bem informado a respeito do Caminho, adiou a questão, dizendo: Quando o comandante Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento da vossa causa.

05 > com as perseguições que houve em Jerusalém, eles fugiram para outros Países, para a Assíria, para vários países da Ásia, onde ficaram conhecidos como os Cristãos. Atos 11: 25-26. 25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. Atos 26: 27. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Sei que crês. 28 Disse Agripa a Paulo: Por pouco me persuades a fazer-me cristão. 1º Pedro 04: 14 -16. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 15 Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome.

06> com as perseguições na Ásia eles ocuparam vários Países Europeus, Reino Unido depois de Completa a Bíblia, os vários Nomes que não estão na Bíblia continuaram, se Destacam, tais como Sabatistas, Cátaros ou albigenses, valdenses, Sabatistas era uma referência pela a guarda do Sábado, Cátaros ou Albigenses por ser um povo refugiados nos montes Albinos, catarísmo foi uma Crença que na época foi Dogmatizada pela a Igreja Católica como sendo uma heresia medieval que se desenvolveu, principalmente, no sul da França e partes da Itália a partir do século XII. Foi um dos maiores movimentos heréticos da Baixa Idade Média e levou a Igreja Católica a convocar uma Cruzada para conter o seu crescimento.

Os cátaros também são conhecidos como albigenses, em referência a uma importante cidade do sul da França que se converteu ao catarísmo - Albi. A- Palavra cátaro vem do grego katharos e significa “puro, viram aí quem era os foram destruídos? Seguir a Bíblia na Idade média para a Igreja romana era uma Heresia, e os cristãos eram mortosE quem foram os Valdenses? Vamos falar um pouco das Doutrina valdense

Os Historiadores Acreditam que os Valdenses eram os Remanescentes dos cristãos que foram perseguidos na Ásia desde o segundo Século, e com a chegada do Império Romano então, as perseguições foram intensas, eles se- Distanciaram e ocuparam as montanhas na Europa. Os valdenses tiveram grande aceitação popular, assim como muitas outras heresias, principalmente por contestarem a opulência e o poder acumulado pela Igreja Católica. À medida que a seita dos valdenses crescia, dois grandes grupos formaram-se na França e na Itália.

Os valdenses na Itália, em parte, absorveram um grupo chamado Humilhados da Lombardia e propuseram um rompimento total com a Igreja Católica. Assim, negavam a autoridade do papa e contestavam determinados princípios do catolicismo, como a crença no Purgatório, o culto aos santos, negavam a importância das relíquias sagradas e chamavam a Igreja Católica pejorativamente de “viúva do apocalipse”. Além disso, recomendavam a leitura da bíblia para todos os fiéis, o que os levou a traduzir a bíblia para idiomas locais. Espalharam-se por várias regiões da Europa e, durante as Reformas Protestantes, proclamaram-se como doutrina reformista.

Os valdenses foram encarados pela a Igreja católica, como ameaça, principalmente por questionarem as autoridades eclesiásticas e seculares, não se submetendo a elas. Por serem irredutíveis nesse aspecto, foram considerados pela Igreja como subversivos e, assim, excomungados e perseguidos e dizimados pela Inquisição.
07> depois da Idade Média continuou os Nomes: porém passaram a serem bem mais mistos, indefinidos, abrangentes: com podemos citar tais como: crentes, protestantes evangélicos cristãos. Então: com a pluralização das Denominações, estes nomes já não mais definem, eles não mais identificam as crenças de uma Igreja, do seu povo

Nomes sugestivos para a Igreja de Cristo 01-Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Senhor Jesus. 02-Igreja Adventista do Sétimo Dia, Congregacional. 03-Igreja do povo Remanescente do Senhor Jesus.   04-Igreja Evangélica dos Restauradores de Veredas.

E nomes de Igreja é o que não Faltam, mais não é pecado, tudo precisa ter o seu Nome, o seu Endereço, o que não pode é o que muitos estão fazendo, escolher a sua nova Igreja para congregarem, pelo o Nome, isto não pode, os Nomes são apenas Endereços e Propagandas, tu não devas comprar uma casa só pela a propaganda, mas sabemos que o Mundo Inteiro faz isto, compra as coisas só por ter Ouvido uma Linda Propaganda, como Cristãos, não podemos ser assim: precisamos olhar o conteúdo. Porque nas propagandas há fantasias, uma Igreja pode não ser Nada do que está no Nome de Fantasia. Por Exemplo: Igreja Universal do Reino de Deus, é bonito, mas ela é isto? Não os Mandamentos de Deus, não obedece às Leis de Saúde. Outro exemplo que podemos citar é: um mercadinho com o nome fantasia de- Baratão da cidade, mas será que é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário