terça-feira, 26 de maio de 2020

Estudo 49- 2049 Os Anciãos e os Diáconos.


Estudo 49- 2049 Os Anciãos e os Diáconos.

ATOS [6] 1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.
4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia,
6 e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos. 7 E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé.

I Timóteo [3] 1 Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. 2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; 4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito

5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6 não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. 7 Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.
8 Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9 guardando o mistério da fé numa consciência pura. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis.
11 Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

14 Escrevo-te estas coisas, embora esperando ir ver-te em breve,15 para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória.

O cargo é uma escolha da Igreja em Assembléia com a maioria dos membros, o Cargo ou eleição é para 02- 03 ou 04 Anos podendo o oficial eleito ser Dispensado do Ministério a qualquer tempo, caso através de Testemunhas for comprovado nele algo que esteja causando opróbrio ou vergonha para a Igreja.
Como também possa ser reeleito quantas vezes a Igreja e ele quiser, caso tenha ele a aprovação da Maioria. Como a Igreja primitiva nunca foi dirigida por pastores assalariados, mas por Anciãos que fazia um trabalho por amor, sem Interesse financeiro, Atos 20: 28-35.
Nos da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Senhor Jesus, também apoiamos hoje que A Igreja Continua sendo Dirigida por Anciãos, sem soberania entre todos, não há primeiro e nem Segundo e No Cargo deva ser Eleitas Também Mulheres, basta o seu Testemun- e conhecimento corresponder com a capacidade acima referida. Em II JOÃO1:1. Mostra Que a Igreja primitiva trabalhava contra a discriminação, vejam; uma Senhora Eleita ao Ancionato pelo o seu testemunho, João usa a palavra Eleita para diferenciar que não se tratava de uma Idosa, mais do cargo ao Ancionato da Igreja.
 Assim também o mesmo Critério deva se Adotar no Caso do Diaconato, os Homens enfrentando o trabalho mais pesado e as Diaconisas ficam com os trabalhos mais leve e também devam estarem todos em atividades Missionárias e assim como os Anciãos, as suas reuniões deva ser uma mesma Reunião, Juntos. Porém não existe primeiro Ancião, ou primeiro Diácono, não existe Diácono ou Diaconisa Chefe, Atos 6:5.
Os Diáconos não presidiam, não escolhiam não ungiam, ou não dirigiam, no sentido de escolher e ungir alguém, porque a parte deles era- Material, mas eles podia pregar, dentro e fora da Igreja, podia e pode reunir e dirigir reuniões de Diáconos, pequenos Grupos, fazia e fazem tudo que não envolver escolhas ou seja eles não presidia uma Eleição de escolhas de oficiais. Não há tanto definido para o cargo de anciãos ou de Diáconos, mas precisam terem capacidades e no mesmo período pode também assumirem, qualquer outro Cargo na sua Igreja Local;
os apóstolos tinha autoridade superior à os anciãos e Diáconos, eles dirigia a Igreja em qualquer Lugar, abordava a questão mas se resolvia no voto da Igreja Local, apóstolos foram aqueles que receberam a missão direta de Jesus, Paulo também, recebeu esta missão na estrada de Damascos, estes foram os Bispos, título interpretado da palavra Bispado, estes era os Doutores que, Dirigiam as Igrejas não por poder, mas por votos, estes elegia os Diáconos e  Anciãos com o voto das respectivas Igrejas Atos14: 23.Um Ancião Eleito e ungido podia eleger outros anciãos os Diáconos,e demais cargos Locais Tito 1: 5. Já os presbíteros presidiam- dirigiam em cada Igreja, A palavra presbítero veio do Latim (Presbyteriu) que por Interpretação se Diz, Sacerdote que tem a função de presidir ou Dirigir, é um presbítero, portanto os Apóstolo, eram chamados também de Presbíteros, I Pedro 5: 1-3. Mas não elegia alguém sem o comum acordo ou voto da Igreja.  Portanto a força de escolha ou Decisões sempre foi da Igreja reunida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário