Estudo 17- 2017 A Igreja na Visão de Ellen G White 3º
TPI vol 08 Capitulo 38- Pág- 234- Liderança: Santa Helena, Califórnia 17 de novembro de 1903 Nos jornais de várias cidades apareceram artigos que descrevem uma disputa existente entre o Dr. Kellogg e a Sra. Ellen G. White quanto a qual deles será o líder dos adventistas do sétimo dia. Ao ler esses artigos, senti-me extremamente angustiada por haver alguém compreendido de maneira errada a minha obra e a do Dr. Kellogg, a ponto de publicar tais deturpações. Não houve disputa entre o Dr. Kellogg e eu no tocante a questão de liderança.
Ninguém jamais me ouviu pretender a categoria de líder da denominação. Eu tenho uma obra de grande responsabilidade para fazer comunicar pela pena e de viva voz as instruções a mim concedidas, não somente para os adventistas do sétimo dia, mas para o mundo. Publiquei muitos livros, grandes e pequenos, e alguns deles foram traduzidos para várias línguas. Esta e a minha obra- revelar para outras pessoas as Escrituras, assim como Deus a mim as revelou.
Deus não estabeleceu, entre os adventistas do sétimo dia, nenhuma autoridade suprema para dirigir toda a corporação, ou qualquer parte da obra. Ele não estipulou que a responsabilidade da direção recaísse sobre uns poucos homens.
As responsabilidades são divididas entre grande número de homens competentes. Cada membro da igreja tem participação na escolha dos oficiais da igreja. Esta escolhe os oficiais das Conferencias estaduais, conhecidas hoje por Associações, os delegados escolhidos pelas Associações escolhem os oficiais das Uniões; e os delegados escolhidos por estas, escolhem os oficiais da Associação Geral nesse tempo ainda não existiam as Divisões. Por meio desse sistema, cada associação, instituição, igreja e pessoa, quer diretamente, quer por meio de representantes, participa da eleição dos homens que assumem as responsabilidades principais na Associação Geral. Se Existe Hierarquia não é este o plano.
Liderança Experiências iniciais. TI vol 08 Pág- 235
Nos primeiros dias da nossa atividade denominacional, o Senhor indicou o Pastor Tiago White para, juntamente com sua esposa, e sob a guia especial do Senhor, ter atuação destacada na propagação desta obra. Bem conhecida é a história de como a obra cresceu. A oficina de impressão foi primeiramente estabelecida em Rochester, N. Y, e mudada depois para Battle Creek, Michigan. Anos mais tarde, foi fundada uma editora na costa do Pacifico. Agradeço ao Senhor por ter-nos concedido o privilégio de haver participado da obra desde o começo.
Mas nem naquela ocasião nem depois que a obra alcançou grandes proporções, em cujo tempo as responsabilidades foram largamente distribuídas, ninguém me ouviu reivindicar a liderança deste povo. Desde o ano de 1844 até o presente, tenho recebido mensagens do Senhor, transmitindo-as ao Seu povo. O meu trabalho é este dar ao povo a luz que o Senhor me concedeu. Estou incumbida de receber essas mensagens e divulgá-las. Não devo aparecer perante o povo como detentora de qualquer outro cargo além do de mensageira, portadora de uma mensagem. Por muitos anos, ocupou o Dr. J. H. Kellogg a função de médico chefe da obra médica mantida pelos adventistas do sétimo dia. Ter lhe- ia sido impossível atuar como líder de toda a obra. Nunca foi essa a sua parte, e nunca poderá sê-lo.
Deus e o nosso líder
Escrevo isto para que todos saibam que nao existe disputa entre os adventistas do sétimo dia a respeito da liderança. O Senhor Deus do Céu e o nosso Rei. Ele e o líder a quem podemos seguir com segurança; pois nunca cometeu engano algum. Honremos a Deus, e a Seu Filho, por cujo intermédio Ele Se comunica com o mundo. Deus agiria poderosamente em prol do Seu povo hoje, se estivessem inteiramente submissos a Sua guia.
Precisam eles da presença constante do Espírito Santo. Caso houvesse mais orações nos concílios dos que arcam com as responsabilidades, mais humilhação do coração a Deus, veríamos demonstrações evidentes da liderança divina, e nossa obra efetuaria progressos rápidos.
Evitar religião sensacionalista TI Vol 8 Pág - 294
Digo a todos: Estejam de sobreaviso, pois, como anjo de luz, Satanás está percorrendo todas as reuniões de obreiros cristãos, e em cada igreja procura ganhar para seu lado os membros. Tenho que dar ao povo de Deus a advertência: Não erreis; Deus não Se deixa escarnecer. Gál- 6:7.
Precisamos, no tempo atual, de homens espirituais na causa de Deus, homens que sejam firmes nos princípios e tenham compreensão clara da verdade. Tenho sido instruída de que não é de doutrinas novas e fantasiosas
Que o povo precisa. Eles não necessitam de conjeturas humanas. Precisam do testemunho de homens que conhecem e praticam a verdade, homens que compreendam a ordem dada a Timóteo e lhe obedecem:
Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos a verdade, entregando-se as fabulas. Tu, porém, se sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. ” 2 Timóteo 4:2-5.
Andem firme e decididamente, calçando os pés com a preparação do evangelho da paz. Podem estar certos de que a religião pura e imaculada não é uma religião sensacionalista. Deus não pôs sobre ninguém o encargo de estimular o apetite pelas doutrinas e teorias especulativas. Meus irmãos, não ensinem isso. Não permitam que tais coisas façam parte de sua experiência. Não seja por elas manchada a obra de sua vida.
Uma advertência contra os falsos ensinos encontra-se na carta de Paulo aos Colossenses. Declara o apóstolo que o coração dos crentes deve estar “unido em caridade, e enriquecido da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”
O perigo do conhecimento especulativo TI-Pág- 295 Advertência contra falsos ensinos E digo isto”, prossegue Paulo, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle, arraigados e edificados nEle, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade; e estais perfeitos nEle, que é a cabeça de todo o principado e potestade. Colossenses 2:2-10.
Sou instruída a dizer ao nosso povo: Sigamos a Cristo. Não nos esqueçamos de que Ele é quem deve ser em tudo o nosso modelo. Podemos com segurança rejeitar as ideias que não se encontram em Seus ensinos. Apelo para nossos pastores, para que se certifiquem de que tenham os pés firmados na plataforma da verdade eterna. Tenham o cuidado de não seguir o impulso, imaginando que seja o Espírito Santo. Alguns há que estão em perigo nesse sentido. Incito os a serem sãos na fé, capazes de dar a todo o que lha pedir a razão da esperança que possuem.
Desviados do dever presente: O inimigo está procurando desviar o espírito de nossos irmãos e irmãs da obra de preparar um povo que subsista nestes últimos dias. Seus enganos destinam-se a desviar a mente dos perigos e deveres do momento. Avaliam como nada a luz que, por intermédio de João, Cristo deu ao Seu povo, para isso descendo do Céu. Ensinam que as cenas que estão justamente diante de nós não são de importância suficiente para merecer atenção especial.
Tornam de nenhum efeito a verdade de origem celestial, roubam ao povo de Deus sua experiência passada, dando-lhes em seu lugar uma ciência falsa. Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele. Jeremias 6:16.
Que ninguém procure remover os alicerces de nossa fé- TI Vol 08 Pág 296 os alicerces lançados no princípio de nossa obra, pelo piedoso estudo da Palavra e pela revelação. Sobre esses alicerces temos estado a construir nestes cinquenta anos passados. Poderão os homens supor que tenham achado um novo caminho, e sejam capazes de lançar um alicerce mais firme do que o já lançado. Mas isso é grande engano. Homem nenhum pode por outro fundamento além do que já foi posto. No passado, muitos tem empreendido o reerguimento de uma nova fé, o estabelecimento de novos princípios. Mas por quanto tempo resistiu seu edifício? Ruiu logo, pois não se achava alicerçado sobre a Rocha.
Não tinham os primeiros discípulos que enfrentar os ditos dos homens? Não tinham eles que ouvir falsas teorias, e então havendo feito tudo, ficar firmes, dizendo:
Ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto? 1 Coríntios 3:11.
Assim devemos nos reter firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Palavras de poder tem sido enviada por Deus e por Cristo a este povo, tirando-o do mundo, ponto por ponto, para a clara luz da verdade presente. Com os lábios tocados pelo fogo sagrado, tem os servos de Deus proclamado a mensagem. A linguagem divina tem confirmado a genuinidade da verdade proclamada.
Renovação do positivo testemunho TI Vol 08 Pág 296
O Senhor pede a renovação do positivo testemunho apresentado em anos passados. Ele pede uma reforma da vida espiritual. As energias espirituais do Seu povo têm por muito tempo estado entorpecidas, mas deve haver um ressurgimento da morte aparente. Pela oração e confissão do pecado, precisamos preparar o caminho do Rei. Ao fazermos isso, teremos o poder do Espírito. Precisamos daquela energia do Dia de Pentecostes. Ela virá; pois o Senhor prometeu enviar o Seu Espírito como o poder que vence.
Tempos perigosos estão a nossa frente. Quem possui o conhecimento da verdade deve despertar e colocar-se, corpo, alma e espírito, sob a disciplina de Deus. O inimigo está em nosso encalço. Precisamos estar bem despertos, em alerta contra ele. Precisamos revestir nos de toda a armadura de Deus. Temos que seguir as direções dadas por meio do Espírito de Profecia. Temos que amar a verdade para este tempo e a ela obedecer. Isso nos guardará de aceitar fortes enganos. Deus nos falou por Sua Palavra. Falou-nos pelos testemunhos para a igreja, e pelos livros que tem ajudado a esclarecer o nosso dever presente bem como a posição que devemos ocupar agora.
O perigo do conhecimento especulativo: TI-Vol 08 Pág - 297 buscar o primeiro amor
As advertências que tem sido- dadas, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, devem ser aceitas. Se as menosprezarmos, que desculpa poderemos apresentar? Rogo aos que estão trabalhando para Deus que não aceitem o espúrio em lugar do genuíno. Não permitam que a razão humana seja posta onde deveria estar a verdade divina e santificadora.
Cristo está aguardando oportunidade para acender fé e amor no coração do
Seu povo. Não recebam as teorias errôneas, o apoio do povo deve estar firme na plataforma da verdade eterna. Deus apela para nós, a fim de que nos mantenhamos fieis aos princípios fundamentais que se baseiam sobre autoridade inquestionável.
No coração de muitas pessoas que estão na verdade há muito tempo entrou um espírito inflexível e afeito a julgar. São severos, críticos, murmuradores. Alçaram-se ao assento do juízo, para pronunciar as suas ideias. Deus lhes roga que daí desçam e se prostrem diante dEle em arrependimento, confessando os seus pecados.
Ele lhes diz: “Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apoc 2:4, 5. Estão se empenhando por conseguir o primeiro lugar, e por suas palavras e atos ferem muitos corações. Contra esse espírito e contra a falsa religião do sentimentalismo, a qual é igualmente perigosa, apresento minha advertência. Prestem atenção, irmãos e irmãs. Quem é o seu guia: Cristo, ou o anjo que caiu do Céu? Examinem-se e vejam se estão de fato na fé.
TI Pág - 298 Testemunhos para a Igreja 8: A palavra de Deus é a proteção
Nossa senha deve ser: “A lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. Isaias 8:20. Temos a Bíblia repleta da mais preciosa verdade. A Bíblia contém o começo e o fim do conhecimento. A Escritura, dada por Deus por inspiração, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Tim 3:16, 17.
Escolham a Bíblia como o livro de estudos. Todos podem compreender suas
Instruções. Peço aos nossos pastores, médicos, e a todos os membros da igreja, que estudem as lições que Cristo deu aos Seus discípulos exatamente antes de Sua ascensão. Essa lição contém instruções de que o povo precisa. A vida eterna só se alcança comendo a carne e bebendo o sangue do Filho de Deus.
Na verdade, na verdade vos digo”, disse Cristo, que aquele que crê em Mim tem a vida eterna. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que Eu der e a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e, Eu- o ressuscitarei no último dia. Porque a Minha carne verdadeiramente é comida, e o Meu sangue verdadeiramente é
Bebida. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele. O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos disse são Espírito e vida. ” João 6:47, 51, 54-56, 63.
Cristo roga ao Seu povo que creia e pratique Sua palavra. Os que receberem e assimilarem essa palavra, tornando-a parte de cada ação, de cada atributo de caráter, hão de tornar-se fortes na forca de Deus. Ver-se-a que sua fé é de origem celestial. Não se desgarrarão para veredas estranhas. Seu espírito não se volverá para uma religião de sentimentalismo e excitamento. Perante anjos e homens, permanecerão como os que tem caráter cristão forte e coerente. No dourado incensário da verdade, apresentado nos ensinos de Cristo, temos aquilo que convence e converte as pessoas. Espalhem, na simplicidade de Cristo, as verdades para cuja proclamação veio Ele ao mundo, e o poder de sua mensagem será sentido.
Não apresentem teorias ou provas que Cristo nunca mencionou e que não
Tem fundamento na Bíblia. Temos grandes e solenes verdades para apresentar. “Está escrito” (Mateus 4:4), é a prova que tem que ser colocada diante de cada pessoa. As pessoas, ainda tem capacidade para aprender as coisas que garantirão a sua paz. Ainda se pode ouvir a voz da misericórdia,
Chamando: Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vos o Meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo e leve. Mateus 11:28-30.

Nenhum comentário:
Postar um comentário