Estudo 18- 2018 A Igreja na Visão de Ellen G White 4º
Os efeitos de seguir- aos outros TMOEv Pág-258
Que Deus Se apiede da causa, quando a mente de um homem e os planos de um homem são seguidos sem questionar. Deus não seria honrado caso existisse um tal estado de coisas. Devem todos os nossos obreiros ter a oportunidade de exercer seu próprio juízo e discrição.
Deus tem dado aos homens talentos que Ele quer que usem. Tem-lhes dado uma mente, e tem em vista que se tornem pensadores, e planejem por si mesmos, em vez de dependerem de que outros pensem por eles.
Penso ter-vos apresentado muitas vezes essa questão, mas não vejo mudança em vossas ações. Desejamos que cada homem que está em responsabilidade, de responsabilidades aos outros. Coloque os em um trabalho que os obrigue a planejar e usar o julgamento. Não os eduqueis a contar com vosso julgamento.
Devem os jovens ser ensinados a pensar. Meus irmãos, nem por um momento penseis que vosso caminho e perfeito, e que aqueles que convosco estão ligados devem ser vossa sombra, devem dar eco as vossas palavras, repetir-vos as ideias e executar os vossos planos.
Nenhum homem e um juiz apropriado do dever de outro homem. T P-M-O-Ev Pág 294 O homem e responsável para com Deus; e, quando homens finitos e sujeitos ao erro tomam em suas mãos a jurisdição de seus semelhantes, como se o Senhor os houvesse comissionado para levantar ou abater, todo o Céu se enche de indignação. Estranhos princípios estão sendo estabelecidos com relação ao domínio da mente e das obras dos homens, por juízes humanos, como se esses homens finitos fossem deuses.
É o que acontece com alguns dos que levam essas sagradas responsabilidades? Homens que não tem mentalidade espiritual, que não são consagrados a Deus, não tem comissão a cumprir nem autoridade a exercer relativas a vontade ou a ação de seus semelhantes.
Mas, a menos que os homens estejam diariamente em comunhão com Deus, em vez de busca-Lo com todo o coração para estarem habilitados para o trabalho, assumirão poder ditatorial sobre a consciência dos outros.
O senso da presença divina encheria de respeitoso temor e subjugaria a alma, mas isso não tem eles. Sem o amor de Deus a aquecer a alma, o amor aos homens esfria. Seu coração não se comove a vista da desgraça humana. O egoísmo tem deixado sua corruptora impressão na vida e no caráter, e alguns nunca perderão essa imagem e inscrição.
Deve a obra da causa de Deus ser confiada a tais mãos? Devem as almas por quem Cristo morreu ser manipuladas segundo a vontade de homens que recusaram a luz que lhes foi dada pelo Céu? Devemos temer as leis feitas pelos homens, e os planos e métodos que não estão de acordo com os princípios da Palavra de Deus quanto a relação do homem para com o seu companheiro. “Todos vos sois irmãos.
TI Pág – 299 O perigo do conhecimento especulativo Somente quando nos é concedida vida espiritual encontramos descanso e conseguimos um bem duradouro. Devemos estar em condições de dizer, em meio a tempestade e dificuldades: “Minha ancora está firme. ” Recorramos a Palavra de Deus para que nos guie. Busquemos um “assim diz o Senhor. Basta de métodos humanos. A mente educada unicamente na ciência mundana não compreende as coisas de Deus; mas a mesma mente, convertida e santificada, verá na Palavra o poder divino. Só a mente e o coração purificados pela santificação do Espírito podem discernir as coisas celestiais.
Irmãos, em nome do Senhor lhes rogo que despertem e reconheçam seu dever. Renda-se seu coração ao poder do Espírito, e tornar-se-á sensível aos ensinamentos da Palavra. Então serão capazes de discernir as coisas profundas de Deus. Que Deus sujeite o Seu povo a profunda operação de Seu Espírito! Leve-os Ele a despertar, a reconhecer o perigo em que estão e a preparar-se para o que está para sobrevir a Terra.
A presente ordem de coisas deve mudar Test M-O-Ev Pág 295
A presente ordem de coisas deve mudar, ou a ira de Deus cairá sobre os Seus instrumentos que não estão trabalhando nas fileiras de Cristo. Tem o Senhor dado a qualquer um de vós a comissão de dominar sobre a Sua herança? Essa tal espécie de trabalho tem-se infiltrado durante anos. Deus vê tudo isso, e disso Se desagrada.
Quando os homens se interpõem entre Deus e Seus agentes humanos, desonram a Deus, e prejudicam as almas dos que necessitam verdadeiro encorajamento, simpatia e amor. Sou constrangida a apelar aos nossos obreiros: Seja qual for vossa posição, não dependais de homens, nem façais da carne vosso braço. Sou impelida pelo Espírito de Deus a dizer-vos, a vos que tendes ligação com a obra do Senhor:
Nunca vos esqueçais de que dependeis inteiramente de Deus, e se passardes uma hora ou um momento sem confiar em Sua graça, sem conservar o coração aberto para receber a sabedoria que não é terrena, tendo a certeza de que sem Cristo nada podeis fazer, não sereis capazes de distinguir entre o fogo comum e o sagrado.
TMOEv Pág 322 -O Ponto crucial das Transgressões
Ouvi, pois, a palavra do Senhor, homens escarnecedores, que dominais este povo, que está em Jerusalém. Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte, e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do acoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos. Portanto assim diz o Senhor Jeová:
Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo; e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo. Porque assim diz o Senhor Jeová, o Santo de Israel: Em vós converterdes, e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.
E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas as- verão os olhos dos cegos. E os mansos terão gozo sobre gozo no Senhor, e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel. Porque o tirano é reduzido a nada, e se consome o escarnecedor, e todos os que se dão a iniquidade são desarraigados; os que fazem culpado ao homem numa causa, os que armam laços ao que repreende na porta, e os que põem de parte o justo sem motivo.
Portanto assim diz o Senhor, que remiu a Abraão, acerca da casa de Jacó: Jacó não será agora envergonhado, nem agora se descorará a sua face. Mas quando vir a seus filhos, a obra das Minhas mãos, no meio deles, santificará o Meu nome, e santificarão ao Santo de Jacó, e temerão ao Deus de Israel. E os errados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão doutrina. Serão essas advertências passadas por alto como não tendo importância? O Senhor apela a cada professor, a cada ministro, a cada um dos que tem recebido a luz de sua verdade, para que observe bem sua situação espiritual. Tem tido grande luz, e se quiserem- Alcançar a vida eterna, não mais devem confiar no homem finito, mas edificar sobre o firme fundamento.
Apegai-vos firmemente aos princípios de Deus TMOEv Pág 323
Nenhum conselho de homens pode com segurança, remover os princípios de Deus, e estabelecer os deles próprios, pois a Palavra de Deus declara: E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.
Porque o Senhor Se levantará como no monte de Perazim, e, Se irará, como no vale de Gibson, para fazer a Sua obra, a Sua estranha obra, e para executar o Seu ato, o Seu estranho ato. Agora pois não mais escarneçais, para que vossas ligaduras se não façam mais fortes; porque já ao Senhor Jeová dos Exércitos ouvi falar de uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a Terra.
Vivemos em tempos repletos de importância para cada qual. A luz se derrama ao redor de nós, em raios vivos e constantes. Se essa luz for devidamente acolhida e apreciada, será uma benção para nós e para outros;
Se, porém, confiarmos em nossa própria sabedoria e força, ou na força e sabedoria de nossos semelhantes, tornar-se-á ela um veneno. Na luta pela vida eterna, não podemos apoiar-nos uns nos outros. O pão da vida tem de ser comido por todo ser humano. Dele temos de participar individualmente, a fim de que alma, corpo e espírito sejam avivados e fortalecidos por seu poder transformador, assemelhando-se assim ao espírito e caráter de Jesus Cristo. Deus tem de ser para nós o primeiro e o último e o melhor em todas as coisas.
Cada um deve ter por si mesmo fome e sede de justiça. Apoiar-se em homens e confiar em sua sabedoria, é um perigo para a vida espiritual de qualquer cristão. Pode ser que aqueles em que se deposite a confiança, sejam honestos, e verdadeiros, servindo ao Senhor com toda a diligencia. Mas se nós individualmente nos estivermos esforçando por andar nos rastos de Cristo poderemos segui-Lo tão bem como aqueles a quem admiramos por sua vida coerente e humilde.
Acontece frequentemente que aqueles para quem olhamos não são os que supomos que sejam. Amiúde o pecado está oculto no coração, e atos maus e práticas enganosas estão entretecidas no caráter. Como considera isso nosso Pai celestial?
Não o homem, mas o Senhor. TMOEv 324
Seu conselho sempre e digno de confiança, e Ele tem dado evidencias de seu grande amor para com a raça humana, e contempla com tristeza quando seus filhos são incentivados a dEle se desviarem, e pôr a sua confiança em homens finitos, a quem não conhecem, e cujo juízo e experiência podem não ser dignos de confiança.
Mas isso se tem feito e Deus tem sido posto em segundo lugar. Em nome de Jesus Cristo de Nazaré eu suplico ao povo de Deus que confie no Senhor para obter forças.
Acautelai-vos para não pordes homens onde Deus deve estar. Acautelai-vos para não pordes homens onde Deus deve estar Não estamos seguros ao fazer, de homens nossa autoridade ou nosso guia, porque estes certamente nos desapontarão. Individualmente, devemos operar a nossa própria salvação com temor e tremor, “porque Deus é o que opera em vos tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”.
Temos uma elevada vocação em Cristo Jesus; estamos levando avante uma obra vasta e santa, e Deus apela a cada um para que levante Seu estandarte a vista deste mundo e do universo celestial, pelo poder do Senhor Jeová, em quem há uma “Rocha eterna. Devemos ser um com Cristo como Ele e um com o Pai, e o Pai nos amará como ama ao Filho.
Podemos ter o mesmo auxilio que Cristo teve, podemos ter forças para cada emergência; pois Deus será nossa vanguarda e nossa retaguarda. Ele nos cercará de cada lado, e quando formos levados perante governadores, perante as autoridades da Terra não precisaremos meditar de antemão o que dizer. Deus nos ensinará no dia de nossa necessidade. Oxalá nos possa o Senhor ajudar a chegar aos pés de Jesus e dEle aprender, antes de nos procurarmos tornar mestres dos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário