Estudo 03 2003 A Dicotomia da Lei escrita no coração. Primeira parte: a Lei de Deus é muito mais antiga do que o ser Humano, muito antes de Deus criar o ser Humano, Já existia as Leis de Deus, o céu é Eterno e sempre foi um Lugar de perfeita ordem, e só tem ordens, onde Há leis, a criação do mundo e tudo o que nele há, isto foi dentro do Sistema Solar, o Céu Atmosférico, e o Céu Astral: a palavra Céu quer dizer Firmamento, ou Espaço ilimitado, ou Indefinido, quem está no Céu Atmosférico?
Os reinos do mundo, A vida, o reino Animal, as Aves, as Nuvens, a NASA, E quando os Cientistas foram a Lua: eles foram em um dos Planeta mais baixo do Céu Astral, La não tem a força da Gravidade que temos aqui na atmosfera, e o que tem no Céu Astral? As Constelações, os Astros, Sol, a Lua, e as Estrelas, muitas estrelas-
Hoje já se- Sabe que Dentro do Cosmo ou Universo, Existe Milhares de- Galácia, e em cada Galácia tem- Milhares de Planetas, pra vcs ter uma Ideia, o Sistema Solar que é composto pelo o Sol, Lua e as Estrelas que nós vemos daqui, Está- dentro de Uma Galácia, porque tem Milhares de outras Estrelas que nós não vemos daqui, porque elas estão em outra Dimensão, porque tantas Estrelas?
Porque as Estrelas São Planetas, e muitos destes Planetas, são maiores do que a terra, maiores do que a Lua, E do sol nem se- Fala, porque o Sol não é um planeta, o sol é uma Estrela, maior do que a terra, e a terra não é uma Estrela porque ela- não- Brilha, mas ela um planeta, o Planeta Azul, de Lá da NASA, olhando para a terra: o astronauta vê a terra bem pequeninha e- Azul.
Na semana da Criação Deus Criou estes Céus do Sistema Solar, e todos estes Planetas, são regidos por Leis, no Universo não Existe nada fora das Leis de Deus: foi por isto que o salmista escreveu: Assim observarei de contínuo a tua lei para sempre e eternamente. Sal- 119:44. A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Sal- 119:142. O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. Sal- 45:6. Então o céu sempre foi um Lugar de Ordem. E para ter Ordem?
Logo que o homem foi criado, Já ficou conhecendo as Leis de Deus escritas no coração. Deu não teria dificuldade em criar um Livro e colocar todas as suas Leis e repassar a adão, e poderíamos até achar tudo isto muito normal, porém, Deus não vez assim.
Preferiu que o Jovem casal guardasse todos os seus ensinos no coração, podemos dizer que as Leis de Deus foi escrita no coração das Gerações de Adão. Os mandamentos de Deus estavam prefigurados, em todas as obras e em todos os ensinos de Deus a Eles. Através das Revelações dadas posteriormente a Moisés, foi que ficamos sabendo que Deus Deu tudo o que era de Melhor da Criação para o novo casal Adão e Eva, Exemplo:
Alimentação, Deus deu a eles, os Legumes, cereais frutas e tubérculos, e ainda Hoje, são os melhores tipos de Alimentos, deu uma restrição referente a Árvore do conhecimento do bem e do mal, que não poderia comer e nem tocar, no seu fruto, para não morrerem. Deu o casamento, deu um paraíso, deu o trabalho, mesmo sem ter nada escrito, mas Logo= eles estavam conhecendo os deveres dado a eles, e para com Deus. O Homem foi criado no 6º dia da Criação: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gên 2:7.
02-E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 03-E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. 04-Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, Gên 2:2-4. Quais são as Origens? De que Deus criou em uma semana, de sete dias compostos de tardes a manhãs. É a maior prova do criacionismo.
08-E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. 09-E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gên 2:8,9.
15-E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. 16-E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17-Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gên 2:15-17.
Deus não deu Uma cartilha, mas deu Exemplos e ensinos verbais, e tudo que a família fazia, eles sabiam se estariam fazendo o certo ou o errado: por Exemplo: quando Eva, mesmo sendo enganada: Comeu do fruto proibido, ela sabia que estava fazendo algo errado, quando Adão recebeu o fruto das mãos de Eva, ele comeu consciente do seu erro. Quando Abel o ofereceu um cordeiro como holocausto, ele sabia que estava certo,
e quando Caim colocou frutos da terra, no seu Altar, ele sabia que estava fazendo errado, quando Deus não atentou para ele, e não recebeu a sua oferta com fogo, como tinha recebido a oferta de Abel, Caim ficou irado pela a arrogância, mas ele sabia que o culpado era ele mesmo, a divisão de crença entre ele e Abel era nítida, mas Caim queria que Abel o apoiasse por ser o seu irmão o que não aconteceu, e Caim terminou matando o seu irmão, para se vingar da sua revolta contra Deus, 4:000 anos Depois, Deus veio e Morreu por Abel, não só por Abel, mas por todos os seus fiéis na História.
Aqueles foram tempos pré-históricos, e todo aquele conflito durou quase três mil anos sem ter nada por escrito, até parece que a escrita para Deus só deveria vir a ser usada em último caso, os Homens viviam 800- 900 Anos ou mais, e os mais velhos ensinavam a doutrina aos mais novos. E por Incrível que possa parecer, foram os melhores tempos, porque só tinham dois caminhos no mundo, os fiéis eram chamados de filhos de Deus: e os Infiéis eram chamados de os Filhos dos Homens, isto durou até o tempo do Dilúvio,
1 Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, 2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. 4 Naqueles dias estavam os nefilins ou Gigantes na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.
5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. 6- Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração 7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito. 8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. 9- Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gên 06: 01-09.
Depois do Dilúvio, os Descendentes do Noé, se afastaram de Deus, e tornaram a se Misturar com o mundo e mais de 200 anos Depois, Deus chama a Abrão, e começa tudo de novo, os filhos de Deus, agora diante de todo um mundo de Ímpios, desobedientes a Deus: Abraão Já é bem conhecido na História, Abraão Gerou Isaque, Isaque Gerou Jacó, e Jacó Gerou os doze Patriarcas que foram vítimas de uma fome em Canaã e foram para o Egito, onde acabaram ficando como escravos no Egito, por mais de 400 anos.
A quarta Geração voltaram para Canaã, conforme Deus Havia predito a Abraão. Na volta a Canaã podemos dizer que eles enfrentaram novos tempos, e foi aqui que apareceu o ministério de Moisés, Moisés foi o Primeiro Escritor dos Cinco primeiros Livros da Bíblia, o conhecido pentateuco, se nos Dias de Noé foram tão difícil que apenas Noé com a sua família era fieis a Deus, mas nos dias de Moisés havia uma mistura de pessoas, de doutrinas, de culturas, e todos diziam que eram servos de Deus.
Os próprios Filhos de Israel, faziam parte desta confusão de Diversas crenças e os fiéis eram contraditados pelo os Ímpios, mas todos dividiam o mesmo espaço com o mesmo objetivo, conquistar Canaã, o Deserto muitas vezes foi palco de combate com muitas mortes dos Ímpios, para purificar o arraial dos santos, e para Livrar de sempre ter que consultar a Deus, sobre o que Fazer em toda e qualquer situação.
As Leis Escritas por Deus e por Moisés, no Monte Sinai. Agora a Igreja entra em uma faze totalmente diferente, Deus Deu as Suas Leis por escrito! Deus Desceu no Monte de Sinai, e escreveu Dez Mandamentos em tábuas de Pedras revelando o seu caráter, e Pediu que Moisés escrevesse um Livro com todas as Leis, estatutos e Juízos, para que Moisés os Julgassem de Acordo com o que estava escrito no Livro: sinceramente eu preferiria, as Misericórdia de Deus
24-E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, 25-Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo: 26-Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti. 27-Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o Senhor; e quanto mais depois da minha morte? Deut- 31:24-27.
A vinda e aperfeiçoamento da escrita foi um dos maiores avanços da Tecnologia, principalmente com o aumento das Nações, não teria como ter uma ampla comunicação, com o mundo todo, se não fosse pela a escrita, Mas como Deus não está Limitado ao tempo, a Tecnologia, com a escrita, não podemos dizer que foi um avanço para a Igreja porque o que temos visto é o mundo pervertido usando a escrita e pervertendo os ensinamentos de Deus, e dizendo serem os donos da verdade, de maneira que a Maioria da Humanidade, vive crendo na mentira, jurando que estão na verdade.
Voltando a escrita dos mandamentos de Deus, desde Moisés até Jesus, foram tempos muito difícil para a Igreja, o Espírito Santo soube fazer uso desta Magnifica Invenção, porque ali nasceu o moderno formato da Escritura, mas o Inimigo também aproveitou para aplicar as Falsas Interpretações e inverter os valores: Moises foi Vítima da Multidão que tinha estas segundas Interpretações em que diziam que ele estava contra o povo, e que era ele quem mandava matar os fiéis, e até Julgaram Moisés como digno de ser apedrejado, mas isto foi o de menos, na verdade os Dez mandamentos era a norma dos Julgamentos que Moises e os Anciãos de Israel usavam contra os Rebeldes:
Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o Senhor a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Números 15:32-35
Hoje! Conhecendo o passado com tantas mortes de pecadores, eu pergunto: De que maneira poderia o pecador viver em Harmonia com a santa Lei de Deus? Porque ao Longo da História o cenário que se pintou no deserto era horrível: Josué perguntou: Não cometeu Acã, filho de Zerá, transgressão no tocante ao anátema? Não veio ira sobre toda a congregação de Israel, de modo que aquele homem não morreu só, na sua iniqüidade? Josué 22:20. E foi verdade! Muitos pagaram aquele pecado!
Acã pecou, mas a escritura diz: E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel. Josué 7:1.
Tudo aconteceu assim: 02- Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai. 03-E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são. 04-Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de- Ai.
05-E os homens da cidade de Ai, feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. 06-Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. 07-E disse Josué:
Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nós tivéssemos contentado em ficar além do Jordão! 08-Ah, Senhor!
Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! 09-Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? 10-Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te;
Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? 11-Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. 12-Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. 13-Levanta-te, santifica o povo, e dize:
Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. 14-Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos;
E será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem. 15-E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel. 16-Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e a tribo de Judá foi tomada;
17-E, fazendo chegar a tribo de Judá, tomou a família dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos zeraítas- homem por homem, foi tomado Zabdi; 18-E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá. 19-Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
20-E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim. 21-Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
22-Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo. 23-Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.
24-Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
25-E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los. 26-E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje. Josué 7:2-26. É, ninguém poderia pecar, principalmente os Soldados da Tribo de Judá, porque dela tinha a promessa da Vinda daquele que é perfeito fiel e justo Juiz na terra.
Os Levitas também não poderiam pecar, porque eles ministravam o sacerdócio, portanto eles eram os Juizes entre as tribos, vejam na rebelião da congregação de Coré: 27 E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens. 29 Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao SENHOR; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção. Êxodo 32: 27-29.
E posteriormente de novo Executaram Justo Juizo contra os pecadores no Negócio de Peor: mas qualquer Israelita que transgredisse, a condenação era igual, só existia uma Lei, para julgar a todas as Pessoas: vamos falar da Idolatria e prostituição do negócio de Peor?
01-E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. 02-Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. 03-Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. 04-Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.
05-Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor. 06-E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação. 07-Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação,
E tomou uma lança na sua mão; 08-E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel. 09-E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil. 10-Então o Senhor falou a Moisés, dizendo:
11-Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. 12-Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz; 13-E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.
14-E o nome do israelita, que foi morto com a midianita, era Zimri, filho de Salu, príncipe da casa paterna dos simeonitas.15-E o nome da mulher midianita morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do povo da casa paterna entre os midianitas.16-Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:17-Afligireis os midianitas e os ferireis,18-Porque eles vos afligiram a vós com os seus enganos com que vos enganaram no caso de Peor, e no caso de Cosbi, filha do príncipe dos midianitas, irmã deles, que foi morta no dia da praga no caso de Peor. Números 25:1-18.
A conclusão que chegamos nestes textos é que: se as pessoas não estiverem dispostas a sacrificarem os seus Desejos e paixões humanas, não foi e nem será um bom negócio, entrar para o Arraial dos santos, ali eles não poderão Usufruir dos seus belos prazeres, e no final ainda serão achados em faltas, e terão como recompensas a morte eterna.
É como diz o Apóstolo Paulo: Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; 1º Timóteo 1:8. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. 2º Timóteo 2:5 ou seja: no Arraial, ou Igreja dos santos, não é Lugar de transgressões, de Enganos, de mentiras, de Falcatruas, de aparências.
Se quiserem fazerem este tipo de vida maquiada de cristianismo, será apenas uma perda de tempo: Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8.
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja nisto que devam ocupar o vosso pensamento Filipenses 4:8. E Israel escolheu este tipo de cristianismo, satisfazendo os seus desejos pessoais, um cristianismo para a morte deles próprios, e que depois matou o próprio Cristo! E Deus viu, e Julgou a Nação segundo as suas Obras, vejam as Ações deles para condenar Jesus!
59-Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte; 60-E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, mas não era condizente. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, 61-E disseram: Este disse:
Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias. 62-E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? 63-Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
64-Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
65-Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
66-Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte. 67-Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam, 68-Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu? Mateus 26:59-68.
Posso garantir que fomos salvos unicamente pelo os méritos de Jesus, Ninguém que tivesse poder se colocou a seu Lado: mesmo o Governador Pôncio Pilatos, que recebeu Jesus em seu tribunal para o Julgar, e teria poder de o Soltar, mas não iria fazê-lo, por questões políticas, pois ele preferia mil vezes mais, agradar o Imperador e aos Judeus, do que Favorecer a Jesus: 10-Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?
11-Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.12-Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César. João 19:10-12.
Predizendo aquele momento de, Jesus, sendo Levado a Calvário, Disse o profeta Isaias: E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação,
Jesus sabia que Pilatos estava Ligado a uma rede de Interesses pessoais e que segundo a profecia ele não Beneficiaria a Jesus, só Deus poderia fazer alguma Coisa: para que se cumprisse a Profecia que diz: Eu sozinho pisei o lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Isaías 63:3.
Vemos aqui que a Lei não poupou nem mesmo Jesus que nunca cometeu algum pecado, este é o perigo da Lei escrita, Ela vai para as Mãos de Homens De Interesse Pessoais: o que mais me Horroriza é isto: os Príncipes procurar falsas testemunhas para condenar a Jesus, transgredindo o nono Mandamento da Lei, para condenar um Inocente, e eles mesmos pecando contra a Lei, ninguém entre ele denunciavam, não estavam sendo Condenados: assim a Lei seria Ineficiente, (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) porque? Porque estava nas mãos de Juízos pervertidos e maus, e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. Hebreus 7:19. Deus retirou das mãos dos Homens, o Direito de Julgar o seu Semelhante:
Não compete mais a homem Algum, nos condenar ou Justificar, nem fazer prévio Julgamento, porque é Cristo quem nos Justifica, É verdade sim que os transgressores da Lei ficarão de fora, mas esta seleção de salvos ou perdidos, pertence apenas a Deus não cabe a Homem algum fazer. Porque no reino da Graça, só Jesus é o Juízo. Nem a própria Lei tem- Alguma força para condenar, não que ela tenha diminuído a sua força, mas porque ela está nas mãos do mediador, nas mãos do Nosso Advogado.
E nisto está a diferença, não que ele poupe o pecador, mas no reino da Graça não há condenação antecipada, todos os pecadores estão sobre a Graça de Deus, qual o perigo que isto trás? A Morte poderá interromper tanto a vida como também as chances do retorno, como também terá o dia em que Jesus irá terminar o seu ministério intercessório por todos, e não há mais nada que o pecador que vive em transgressão possa fazer, terminará a Intercessão e fechada será a porta da Graça, aí a Lei terá poder sobre ele.
Dicotomia da Lei escrita no coração segunda parte:
Que melhor Esperança é esta que Paulo falou? A Resposta é: a Fé. Na mediação do nosso Senhor Jesus Cristo, que pode Nos Salvar sem as Mediações feitas pela a Lei, o texto diz: 25-Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26-Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; 27-Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. 28-Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. Hebreus 7:25-28. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gál 3:11.
Muitos Evangélicos lendo estes e muitos outros textos sobre a Lei, deduzem que a Lei perdeu toda a sua Eficácia no Evangelho de Jesus Cristo, o que não é verdade, não pode existir um reino sem Leis, a Lei apenas voltou a ser Usada dentro da sua mesma Esféria em que ela foi criada e usada no princípio da Criação. E o próprio Paulo em muitos textos, nos dão este exemplo:
Vejam este: 21- Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
22-Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. 23-Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
24-De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. 25-Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
26-Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27-Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28-Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:21-28.
Neste reino que somos salvos pela a fé, onde está a Lei? Ela nos mostrou o pecado, e nos corrigimos, e podemos descer as Aguas Batismais e pertencermos a família de Deus, ela é o método que todos serão Julgados, com Exceção daqueles que não a conheceram a Lei, e no caso de nos que aceitamos a Jesus, e se afastarmos Da Igreja? A Lei não tem força de nos condenar por três razões,
A primeira, vivemos no reino da Graça, a Condenação em uma espécie de conta a pagar, vem depois, Segunda razão, está sendo feito um trabalho de Intercessão tanto no Céu, como na terra, e a pessoa pode voltar a qualquer momento, e a Terceira razão, a parte de julgar não foi incumbida a nós, mas sim o Senhor Jesus. Para entender melhor como funciona viver debaixo da Lei, ou debaixo da Graça, apresentamos o relato de uma pessoa em pecado, como os Judeus Julgava e como Jesus o Julga:
3- Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio, 4 disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. 5 Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? 6- Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar.
Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo. 7- Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. 8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. 9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. 10 Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais. ] João 08: 03-11.
Os Judeus, ainda Hoje tem ódio de Jesus, dizendo que Jesus perdoou uma Mulher Adúltera, mas prestem atenção, ela foi Julgada, por Jesus, mas não pelo o método dos Judeus, que era matar! Este método Divino me Faz Lembrar o Julgamento que Eva teve no Paraíso, a Palavra dita era no dia em que comeres deste fruto certamente morrerás,
Eva comeu, e teve diante de Deus para receber a sua sentença, e teve muitas consequências, com dor terás filhos, do suor do seu rosto comeras o teu pão, até que te tornes ao pó, porquanto tu és pó, e em pó te tornarás, viria a morte- mas não Logo. A pecadora que Jesus Julgou, ele deixou ela vivendo, mas com uma Advertência, vai e não peques mais, ele não a perdoou, deu um tempo, para ela se arrepender, é neste reino que nós vivemos hoje, não temos Liberdade para pecarmos, mas temos um tempo para nos arrependermos, mas ninguém tem o direito de nos apedrejar.
O que diz em Romanos 06: 14 -15- Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15- Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. > porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Hebreus 10:26.
Falando da Antiga Aliança: Neste texto, Paulo ressalta a nossa Liberdade que temos Em Jesus, ele Escreveu: 11- E assim todo o sacerdote aparecia cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca poderiam tirar os pecados;12-Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,13-Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
14-Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.15-E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito:16-Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:17-E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.18-Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.19-Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
20-Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 21-E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22-Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23-Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10:11-23
É nestes parâmetros que estamos amparados, oportunidades, graça, a misericórdia Divina, agora temos dois perigos, primeiro, se morrermos sem Jesus? Ou se a porta da Graça se Fechar? A Lei terá poder sobre Nós. E com sempre foi, a condenação.
Foi por isto que Paulo escreveu: 01-Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 02-Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:1,2. A Igreja precisa repudiar e cuidar do problema do pecado, mas pelo método de Jesus nos ensinou: em Mateus 18: 14 17-Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos.
15- Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; 16- mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17- Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.
O próprio Jesus disse isto: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24. De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4.
Portanto a mesma Lei que era usada para condenar e matar, agora ela está sendo Usada, para nos conduzir a Cristo, não mais em tábuas de Pedras: Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3:3. Este tempo que nós estamos vivendo, foi profetizado pelo os antigos profetas:
31-Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32-Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. 33-Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor:
Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:31-33. Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias. Isaías 51:7. Portanto a Lei é muito eficaz, já dizia o Salmista: Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. Salmos 119:104. E mais uma vez, nos Salmos 119: verso 18 diz:
Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei. Em Isaias 08: 16 Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos. E em Isaias 08 20 diz: A Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.
Muito embora a Lei não tem mais o Domínio para nos Condenar, ela é como um Método para medir o Grau da nossa Fé, e a prova da nosso obediência, tanto do Judeu como também do Grego, Hoje ela apenas fala, mas ela será a norma no dia do Juízo, Paulo Escreveu: 25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, 26 mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé; Romanos 16: 25-26.
A Lei no coração, ela prepara o terreno para que o Espírito Santo possa fazer as Transformações, sem a Lei no coração, o nosso corpo é um Templo desconhecido para o Espírito Santo, e ele não abita em um templo que não é dele.
As coisas de Deus são doutrinas para nós.
A minha igreja, disse Jesus.
Porque, se alguém não sabe
governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?1
Timóteo 3:5. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela; Mateus 16:18 E sujeitou
todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da
igreja, Efésios 1:22.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito
dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Colossenses
1:18 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja
conhecida dos principados e potestades nos céus, Efésios
3:10. Mas, se alguém quiser ser
contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 1
Coríntios 11:16. Porque já ouvistes qual foi
antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja
de Deus e a assolava. Gálatas 1:13.
Ela é a última instancia: E, se
não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o
como um gentio e publicano. Mateus 18:17.
Porque o marido é a cabeça da
mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador
do corpo. Efésios 5:23
À universal assembléia e igreja
dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e
aos espíritos dos justos aperfeiçoados; Hebreus 12:23. Portai-vos de modo que não deis escândalo
nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. 1
Coríntios 10:32.
Vós, maridos, amai vossas
mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios
5:25.
Quanto a Tito, é meu
companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são
embaixadores das igrejas e glória de Cristo. 2 Coríntios 8:23. De sorte que somos embaixadores da parte
de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo,
que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:20.
O embaixador é um cargo
Político, ele fala em nome do seu País, e Jesus o usou as suas ações como
metáfora para dar um Exemplo, ele então
disse: 31- Ou qual é o rei que, indo à guerra a
pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com
dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 32-De outra maneira, estando o outro ainda longe,
manda embaixadores, e pede condições
de paz. 33-Assim, pois, qualquer de vós,
que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. Lucas
14:31-33.
Meus mandamentos
Se me amais, guardai os meus mandamentos. João 14:15 Se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, Salmos 89:31 Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os
cumprirdes, Levítico 26:3 Por isso guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou o
Senhor. Levítico 22:31 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus
mandamentos. Deuteronômio 5:10
E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma
se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para
invalidar a minha aliança, Levítico 26:15 E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os
meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje. 1 Crônicas 28:7
Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei,
como a menina dos teus olhos. Provérbios 7:2 Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus
mandamentos. Provérbios 7:1
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus
estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei
os teus dias.1 Reis 3:14 Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus
mandamentos e as minhas leis? Êxodo 16:28 Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e
santos sejais a vosso Deus. Números 15:40
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no
meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e
permaneço no seu amor. João 15:10
Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu
coração guarde os meus mandamentos. Provérbios 3:1 E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras;
guarda os meus mandamentos, e vive. Provérbios 4:4
Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus
estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes
a outros deuses, e vos prostrardes a eles, 2 Crônicas 7:19
Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos
meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus
mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual
falei a Davi, teu pai; 1 Reis 6:12
Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos,
então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar! Isaías 48:18
Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas
por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu
servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. 1 Reis 11:34
Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira
vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus
estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e
vos prostrardes perante eles, 1 Reis 9:6
E será que, se diligentemente obedecerdes a meus
mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de
todo o vosso coração e de toda a vossa alma, Deuteronômio 11:13
E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te
mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos,
guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu
serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te
darei Israel.1 Reis 11:38
E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo
ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos
de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos,
conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério
de meus servos, os profetas. 2 Reis 17:13
E rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e
tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou
após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus
olhos,1 Reis 14:8
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse
é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me
manifestarei a ele. João 14:21. Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem
todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a
seus filhos para sempre. Deuteronômio 5:29
E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus
mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na
extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido
para ali fazer habitar o meu nome. Neem- 1:9
Vejam as
Palavras de Davi: Quem dera que os meus caminhos
fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. Salmos 119:5 Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos;
pois estão sempre comigo. Salmos 119:98. Isto fiz eu, porque guardei os teus mandamentos. Salmos 119:56. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os
observássemos. Salmos 119:4. Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. Salmos 119:19
João
Escreveu: Porque este é o amor de Deus:
que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.1 João 5:3 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que
desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o
princípio ouvistes.1 João 2:7
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os
seus mandamentos.1 João 2:3. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus
Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.1 João 3:23.
Os Meus sábados
As minhas
coisas santas desprezaste, e os meus sábados profanaste. Ezequiel 22:8 Guardareis os meus sábados, e o meu santuário
reverenciareis. Eu sou o Senhor. Levítico 19:30 Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu
santuário. Eu sou o Senhor. Levítico 26:2
Porque
rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os
meus sábados; porque o seu coração andava após os seus ídolos. Ezequiel 20:16 Porque não executaram os meus juízos, e rejeitaram
os meus estatutos, e profanaram os meus sábados, e os seus olhos iam após os
ídolos de seus pais. Ezequiel 20:24 E ainda isto me fizeram: contaminaram o meu
santuário no mesmo dia, e profanaram os meus sábados. Ezequiel 23:38
E, quando houver disputa, eles assistirão a ela
para a julgarem; pelos meus juízos as julgarão; e as minhas leis e os meus
estatutos guardarão em todas as minhas solenidades, e santificarão os meus sábados. Ezeq- 44:24
Cada um
temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso
Deus. Levítico 19:3
E santificai
os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu
sou o Senhor vosso Deus. Ezequiel 20:20 E também lhes dei os meus sábados, para que
servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que
os santifica. Ezequiel 20:12
Mas a casa de
Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e
rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os, o homem viverá por eles; e
profanaram grandemente os meus sábados; e eu disse que derramaria sobre eles o
meu furor no deserto, para os consumir. Ezequiel 20:13
Mas também os
filhos se rebelaram contra mim, e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram
os meus juízos para os fazer, os quais, cumprindo-os, o homem viverá por eles;
eles profanaram os meus sábados; por isso eu disse que derramaria sobre eles o
meu furor, para cumprir contra eles a minha ira no deserto. Ezequiel 20:21
Tu, pois,
falas aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados;
porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais
que eu sou o Senhor, que vos santifica. Êxodo 31:13
Os seus
sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem
diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus
sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles. Ezequiel 22:26
Sábado de
descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde,
de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. Levítico 23:32
15-Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do
descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho,
certamente morrerá. 16-Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel,
celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
17-Entre mim e os filhos de Israel será um sinal
para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo
dia descansou, e restaurou-se. 18-E deu a
Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do
testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êxodo
31:15-18
Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam
os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha
aliança: Isa-
56:4 Seis dias
trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação;
nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações. Lev 23:3.
Minhas ofertas
Dá ordem aos filhos de Israel, e dize-lhes: Da minha oferta, do meu
alimento para as minhas ofertas queimadas, do meu cheiro suave, tereis cuidado,
para me oferecê-las ao seu tempo determinado. Números 28:2
Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta
alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a
minha oferta alçada. Êxodo 25:2
Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta
de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a
mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de
Israel? 1 Samuel 2:29
Levedado não se cozerá; sua porção é que lhes dei
das minhas ofertas queimadas; coisa santíssima é, como a expiação do pecado e
como a expiação da culpa. Levítico 6:17
Quanto aos sacrifícios das minhas ofertas,
sacrificam carne, e a comem, mas o Senhor não as aceita; agora se lembrará da
sua iniqüidade, e punirá os seus pecados; eles voltarão para o Egito. Oséias 8:13
Disse mais o Senhor a Arão: Eis que eu te tenho
dado a guarda das minhas ofertas alçadas, com todas as coisas santas dos filhos
de Israel; por causa da unção as tenho dado a ti e a teus filhos por estatuto
perpétuo. Números 18:8
Porque, havendo-os eu introduzido na terra sobre a
qual eu levantara a minha mão, para lha dar, então olharam para todo o outeiro
alto, e para toda a árvore frondosa, e ofereceram ali os seus sacrifícios e
apresentaram ali a provocação das suas ofertas; puseram ali os seus cheiros
suaves, e ali derramaram as suas libações. Ezequiel 20:28
E de toda a oferta oferecerá uma parte por oferta
alçada ao Senhor, que será do sacerdote que espargir o sangue da oferta
pacífica. Levítico 7:14 Eles comerão a oferta de alimentos, e a oferta pelo pecado e a oferta
pela culpa; e toda a coisa consagrada em Israel será deles. Ezequiel 44:29 E eles terão uma oferta, da oferta da terra, lugar santíssimo, junto ao
limite dos levitas. Ezequiel 48:12
Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos,
e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações,
e do sacrifício pacífico, Levítico 7:37
Das primícias da vossa massa oferecereis um bolo em
oferta alçada; como a oferta da eira, assim o oferecereis. Números 15:20 A espádua da oferta alçada e o peito da oferta movida trarão com as
ofertas queimadas de gordura, para oferecer por oferta movida perante o Senhor;
o que será por estatuto perpétuo, para ti e para teus filhos contigo, como o
Senhor tem ordenado. Levítico 10:15
Tudo que
oferecemos a Deus, são ofertas: E o
sacerdote os oferecerá em oferta de movimento perante o Senhor: Isto é santo
para o sacerdote, juntamente com o peito da oferta de movimento, e com a
espádua da oferta alçada; e depois o nazireu poderá beber vinho. Números 6:20
E todas as tuas ofertas dos teus alimentos
temperarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da
aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal. Levítico 2:13
Estas coisas fareis ao Senhor nas vossas
solenidades além dos vossos votos, e das vossas ofertas voluntárias, com os
vossos holocaustos, e com as vossas ofertas de alimentos, e com as vossas
libações, e com as vossas ofertas pacíficas. Números 29:39
E houve também holocaustos em abundância, com a gordura das ofertas pacíficas, e
com as ofertas de libação para os holocaustos. Assim se restabeleceu o
ministério da casa do Senhor. 2 Crônicas 29:35
E o sacerdote tomará daquela oferta de alimentos
como memorial, e a queimará sobre o altar; oferta
queimada é de cheiro suave ao Senhor. Levítico 2:9
E será para Arão e para seus filhos por estatuto
perpétuo dos filhos de Israel, porque é oferta alçada; e a oferta alçada será
dos filhos de Israel, dos seus sacrifícios pacíficos; a sua oferta alçada será
para o Senhor. Êxodo 29:28
E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará por oferta
pelo pecado, no lugar onde se degola o holocausto. Levítico 4:33
E uma décima de flor de farinha misturada com
azeite em oferta de alimentos, para um cordeiro; holocausto é de cheiro suave,
oferta queimada ao Senhor. Números 28:13
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5:24
E o outro cordeiro oferecerás à tarde, e com ele
farás como com a oferta da manhã, e conforme à sua libação, por cheiro suave;
oferta queimada é ao Senhor. Êxodo 29:41
E o outro cordeiro sacrificarás à tarde, como a
oferta de alimentos da manhã, e como a sua libação o oferecerás em oferta
queimada de cheiro suave ao Senhor. Números 28:8 As suas próprias mãos trarão as ofertas queimadas do Senhor; a gordura
do peito com o peito trará para movê-lo por oferta movida perante o Senhor. Levítico 7:30. Mas, se a sua oferta for uma cabra, perante o Senhor a oferecerá, Levítico 3:12
Para construir o santuário no
deserto:
1- Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2- Fala
aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração
se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
3- E esta é a oferta alçada que recebereis
deles: ouro, e prata, e cobre, 4- E azul, e púrpura, e
carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, 5- E peles de
carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, 6- Azeite
para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, 7- Pedras
de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. 8- E
me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Êxodo
25:1-8.
Deus não fala Meus
dízimos.
Vejam um
pedido dos falsos profetas: Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e
multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e os
vossos dízimos de três em três dias. Amós 4:4.
Os cuidados com a
manutenção do Ministério: ver Deut-12: 1-32.
Como Deus menciona as coisas
que não são dele? Os ídolos
são de Deus? Lógico que não: ele usa a palavra “seus, ou os vossos, ou tuas” é
uma Linhagem bem usada entre nós Hoje: se
uma professora tiver um filho entre 200, ela vai dizer: os nossos filhos. Vamos
ver como Deus trata as coisa que Israel teria na terra prometida.
1-Estes são os estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na
terra que vos deu o SENHOR Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias
que viverdes sobre a terra. 2- Totalmente destruireis todos os
lugares, onde as nações que possuireis serviram
os seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros, e debaixo de
toda a árvore frondosa;
3- E
derrubareis os seus altares, e
quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis
as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar. 4- Assim
não fareis ao Senhor vosso Deus;
5- Mas o
lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr
o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis.
6- E ali
trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da
vossa mão, e os vossos votos, e as
vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas
ovelhas.
7- E ali
comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que puserdes
a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o Senhor vosso Deus.
8- Não
fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece
aos seus olhos. 9- Porque até agora não entrastes no descanso e
na herança que vos dá o Senhor vosso Deus.
10- Mas
passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o Senhor vosso
Deus; e vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis
seguros.
11- Então
haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu
nome; ali trareis
tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da
vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor.
12- E vos
alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas,
e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas
portas; pois convosco não tem parte nem herança. 13- Guarda-te,
que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires; 14- Mas
no lugar que o Senhor escolher numa das tuas tribos ali oferecerás os teus
holocaustos, e ali farás tudo o que te ordeno.
15- Porém,
conforme a todo o desejo da tua alma, matarás e comerás carne, dentro das tuas portas, segundo a bênção do Senhor
teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; o homem imundo e o limpo dela comerá, como do corço e do veado; 16- Tão-somente
o sangue não comereis; sobre a terra o derramareis como água.
17- Dentro
das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os
primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos,
que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da
tua mão.
18- Mas os
comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher o Senhor teu Deus, tu,
e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está
dentro das tuas portas; e perante o Senhor teu Deus te alegrarás em tudo em que
puseres a tua mão. 19- Guarda-te, que não desampares ao levita
todos os teus dias na terra.
20- Quando
o Senhor teu Deus dilatar os teus termos, como te disse, e disseres: Comerei
carne; porquanto a tua alma tem desejo de comer carne; conforme a todo o desejo
da tua alma, comerás carne.
21- Se
estiver longe de ti o lugar que o Senhor teu Deus escolher, para ali pôr o seu
nome, então matarás das tuas vacas e das tuas ovelhas, que o Senhor te tiver
dado, como te tenho ordenado; e comerás dentro das tuas portas, conforme a todo o desejo da tua alma.
22- Porém,
como se come o corço e o veado, assim comerás; o homem Limpo e o imundo também
comerão deles. 23- Somente esforça-te para que não comas o
sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne; 24- Não
o comerás; na terra o derramarás como água. 25- Não o comerás;
para que bem te suceda a ti, e a teus filhos, depois de ti, quando fizeres o
que for reto aos olhos do Senhor.
26- Porém,
as coisas santas que tiveres, e os teus votos tomarás, e virás ao lugar que o
Senhor escolher. 27- E oferecerás os teus holocaustos, a carne
e o sangue sobre o altar do Senhor teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios se
derramará sobre o altar do Senhor teu Deus; porém a carne comerás.
28- Guarda
e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus
filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e reto aos olhos
do Senhor teu Deus. 29- Quando o Senhor teu Deus desarraigar de
diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na
sua terra,
30- Guarda-te,
que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que
não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações
os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. 31- Assim não
farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele
odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram
no fogo aos seus deuses. 32- Tudo
o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem
diminuirás. A previsão de Deus a Israel,
400 anos antes: de Moisés até- Samuel:
Ver Deut 14: 14-29. 22-Certamente
darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher
do campo. 23-E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher
para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto
e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que
aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias, isto Era a festa dos tabernáculos.
24-E quando o caminho te for tão comprido
que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor
teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; 25-Então
vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu
Deus;
26-E aquele dinheiro darás por tudo o que
deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e
por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e
alegra-te, tu e a tua casa; 27-Porém não desampararás o levita que está dentro das
tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. 28-Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua
colheita no mesmo ano, e os recolherás Deut-14:22-28. Em Lugar algum na Bíblia, Deus menciona a
palavra meus dízimos. a palavra dízimos sempre Existiu no V Testamento, desde
de Abraão, Porem, Deus nunca criou nem nunca cobrou algum Dízimos do seu povo,
por isto, não é dele.
Vindo
Jesus sancionou e ensinou tudo o que Deus criou, Jesus nunca mandou a sua
Igreja a pagar algum Dízimo, e foi isto que a igreja primitiva fez e ensinou, o
Novo testamento não menciona nada sobre pagamento de Dízimos para ao cristãos, se
alguma Igreja moderna buscou a base para a devolução de dízimos, ela trouxe
isto, do velho testamento, da antiga aliança que caiu, portanto o dízimo é uma
doutrina morta que não faz parte dos ensinos da Igreja primitiva e do povo
remanescente que guardam os Mandamentos de Deus e tem a fé de Deus. as nossas
dádivas hoje são as nossas ofertas, sem tantos ou quantidades definidas, por
Igrejas ou pastores, mas pelo o seu doador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário