terça-feira, 26 de maio de 2020

Estudo 19- 2019 A Igreja na Visão de Ellen G White 5º


Será completamente seguro os homens considerarem que no Altíssimo há conhecimento. Os que confiam em Deus e em Sua sabedoria, e não na deles mesmos, estão andando em veredas seguras. Nunca julgarão estarem autorizados a tapar a boca nem mesmo do boi que trilha o grão; e quão ofensivo e os homens controlarem o agente humano que está em sociedade com Deus, e a quem o Senhor Jesus convidou:

Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e, eu vos aliviarei. Tomai sobre vos o Meu jugo, e aprendei de- Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo e suave e o Meu fardo é leve. Nós somos cooperadores de Deus;

Vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. O Senhor não colocou nenhum de- Seus agentes humanos sob a ordem arbitrária ou o domínio daqueles que não passam eles próprios de mortais sujeitos ao erro. Ele não deu aos homens o poder de dizer: Fareis isto, e não fareis aquilo.

É exercido em Battle Creek um poder que Deus não deu, e Ele julgará aos que assumem essa autoridade. Tem eles algo do mesmo espírito que levou Uzá a lançar* mão da arca para segura-la, como se Deus não pudesse cuidar de Seus símbolos sagrados. Muito menos poder e autoridade humanos devem ser exercidos para com os agentes humanos. Irmãos, deixai que Deus governe.

Um engano fatal Test M-O-Ev Pág 300 -
Quando o homem finito e sujeito ao erro da- provas de se considerar de maior importância do que Deus, quando se julga justo, mas não manifesta a brandura de espírito que caracterizou a vida de nosso Senhor Jesus, podemos saber que, a não ser que se arrependa, o castiçal será imediatamente removido de seu lugar.

Todo o Céu está atônito ante a terrível indiferença dos agentes humanos. Homens que são tentados a cair em pecado, e necessitam de perdão, estão assim mesmo cheios de suficiência própria e são insensíveis para com um irmão que caiu nas ciladas do inimigo, e cuja necessidade e perigo deviam causar simpatia cristã e esforço para lhe firmar os pés sobre a solida Rocha. Há no espírito humano um engano muito temível e fatal.

Porque homens estão em posição de confiança, ligados com a obra de Deus, exaltam-se na sua própria consideração, e não discernem que outras almas igualmente tão preciosas a vista de Deus como a deles, são negligenciadas, tratadas com aspereza, magoadas, feridas e deixadas a morrer.

Princípios vitais nas relações Test M-O-Ev Capitulo 18- Pág 397 -
Jeová e o nosso rei Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra. Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto? Jeremias 5:30,31

Deus me revelou muitas coisas e me ordenou dá-las a Seu povo tanto pela pena como pela voz. Por essa mensagem do Espírito Santo são dadas ao povo de Deus sagradas instruções quanto a seu dever para com Deus e para os seus semelhantes.

Estranha coisa tem penetrado em nossas igrejas. Homens que são colocados em posições de responsabilidade, para que possam ser sábios ajudadores de seus companheiros de trabalho, chegaram a supor que foram colocados nas igrejas como reis e governadores, para dizer a um irmão: Faca isto; a outro: Faca aquilo; e a mais um outro: Cuide de trabalhar de tal e tal maneira.

Lugares há em que se disse a obreiros que se não seguissem as instruções desses homens de responsabilidade, seria retirado o seu salário da Associação. É certo os obreiros consultarem-se uns aos outros; mas o homem que se esforça por levar seus coobreiros a buscar o seu conselho e parecer individuais quanto aos detalhes de seu trabalho, e a dele aprender qual e seu dever, está em perigosa situação, e precisa saber quais as responsabilidades compreendidas realmente em seu dever. Deus não determinou que nenhum homem fosse consciência para seu semelhante. Não é sensato colocar tanta responsabilidade sobre um oficial que ele se sinta forçado a ser um ditador.

Um perigo constante: Durante anos tem havido a crescente tendência de homens que estão colocados em posições de responsabilidade governarem despoticamente sobre a herança de Deus, removendo assim dos membros da igreja o seu vivo senso* da necessidade de instrução divina e  de apreciar o privilégio de buscar o conselho de Deus quanto a seu dever.

Tal ordem de coisas deve mudar. Deve haver uma reforma. Homens que não tem uma abundante medida dessa sabedoria que vem de cima, não devem ser convidados a servir em posições em que sua influência tanto signifique para os membros da igreja. A igreja é o corpo de Cristo Col 1:24.

Em minhas primeiras experiências na mensagem, fui chamada para enfrentar esse mal. Durante os meus labores na Europa e na Austrália, e, mais recentemente, na reunião campal de São Jose, em 1905, tive de dar contra isso meu testemunho de advertência, porque almas eram levadas a se voltarem para o homem em busca de sabedoria, em vez de buscarem a sabedoria de Deus, que e nossa sabedoria, nossa santificação e nossa justiça. E agora me é dada novamente a mesma mensagem, mais definida e decisiva, porque tem havido mais grave ofensa ao Espírito de Deus. Special Testimonies, Serie B, 10:12-20 (1909).

Todo o jugo deve ser quebrado TMOEv Pág 400 -
Escrevo isto na- integra, porque me foi mostrado que tanto ministros como povo são tentados a confiar cada vez mais no homem finito, visando alcançar sabedoria, e a fazer da carne o seu braço. Aos presidentes de Associações, e aos homens que estão em lugares de responsabilidade, dou esta mensagem: Rompei as ligaduras e quebrai os grilhões que tem sido colocado sobre o povo de Deus. A vós é dada a ordem:

Despedaçai todo o jugo. A menos que deixeis a obra de tornar o homem responsável para com o homem, a menos que vos torneis humildes de coração e que vós mesmos aprendais o caminho do Senhor como criancinhas, Ele vos afastará de seu trabalho.

Devemos tratar-nos mutuamente como irmãos, como coobreiros, como homens e mulheres que conosco buscam a luz e procuram compreender os caminhos do Senhor, e que são ciosos de sua gloria. Deus declara: “Serei glorificado em Meu povo”; mas o manejo de homens, cheios de confiança própria, resulta em pôr a Deus de lado e aceitar as ideias dos homens. Se permitirdes que isso continue, vossa Fe logo se extinguira. Deus está em todo o lugar, contemplando a conduta do povo que professa representar os princípios de Sua Palavra.

Ele pede que se faça uma mudança. Deseja que Seu povo não seja formado e amoldado segundo as ideias dos homens, mas a semelhança de Deus. Rogo que examineis as Escrituras como nunca dantes, para que possais conhecer o caminho e a vontade do Senhor. Oh, se toda alma se impressionasse com essa mensagem e afastasse o erro!

T-P-M-O-Ev Pág 303 Tem os homens tirado injusta vantagem sobre aqueles que eles supõem estarem sob sua jurisdição. Determinaram coagir os indivíduos; governariam ou arruinariam. Não haverá mudança material até que haja um decidido movimento no sentido de trazer uma diferente ordem de coisas. Não sejam adotados em qualquer de nossas instituições planos ou métodos que prendam o espírito ou o talento sob o domínio do juízo humano, pois esta não e a ordem de Deus. Special Test to Ministers and Workers 9:16-21 (1897).

Poder despótico na Igreja T-P-M-O-Ev Pág 304-  
Deus tem dado aos homens talentos de influência que só a Ele pertencem, e não pode haver maior desonra a Deus do que um agente finito, pôr os talentos de outros homens sob seu absoluto controle, mesmo que os benefícios deles auferidos sejam usados para vantagem da causa. Em tais arranjos o espírito de um homem é governado pelo espírito de outro, e o agente humano é separado de Deus e exposto a tentação. Tendem os métodos de Satanás para um fim:

Tornar homens escravos de homens. E quando assim acontece, a confusão, a desconfiança, o ciúme e as mas suspeitas disso resultam. Tal atitude destrói a Fe em Deus e nos princípios que devem dominar para expurgar o engano e toda a espécie de egoísmo e de hipocrisia.

O poder despótico que se tem desenvolvido, como se a posição tivesse feito dos homens deuses, faz-me temer, e deveria causar temor. E uma maldição onde quer e por quem quer que seja exercido. Esse domínio sobre a herança de Deus criará tal desagrado da jurisdição humana que resultará um estado de insubordinação.

O povo está aprendendo que não se pode confiar aos homens que detém elevada posições de responsabilidade formar e amoldar o espírito e o caráter de outros homens. O resultado será a perda da confiança até mesmo na direção de homens fieis. Mas o Senhor suscitará trabalhadores que reconheçam sua própria insignificância sem o auxílio especial de Deus.

Século após século vem Jesus concedendo seus bens a Sua igreja. Na época do primeiro advento de Cristo ao nosso mundo, exerciam os homens que compunham o Cinéreo sua autoridade dominando os homens segundo sua vontade. Assim as almas por quem Cristo deu a vida, a fim de liberta-las da servidão de Satanás, eram colocadas de outra forma em sujeição a ele.

O espírito de Domínio é Geral: T-P-M-O-Ev Pág 305 Alcançando as pegadas do romanismo O espírito de domínio está se estendendo até aos presidentes de nossas associações. Se um homem ansioso de exercer seus próprios poderes procura ter domínio sobre seus irmãos, achando que foi investido de autoridade para fazer de sua vontade o poder dominante, o melhor e único rumo seguro e remove-lo, para que não haja mal maior e ele perca sua própria alma e ponha em perigo a alma de outros. Todos vos sois irmãos.

A disposição de mandar sobre a herança de Deus causará reação, a menos que esses homens mudem de atitude. Os que tem autoridade devem manifestar o espírito de Cristo. Devem lidar como Ele lidaria com cada caso que requer atenção. Devem ir possuídos do Espírito Santo. A posição de um homem não o torna um jota ou um til maior a vista de Deus; é só o caráter que Deus toma em consideração.

O Arbitrarísmo Está no Coração TMOEv Pág 278
Seus inimigos podem ser da sua própria casa, sua esposa e filhos, ou poderão ser a sua própria tendência hereditária que é cultivada e continuamente e procura o domínio. O caráter do homem é humano e defeituoso, e este deve batalhar para alcançar a vitória. Todo aquele que começa certo, deve começar por seu próprio coração. Dos lábios verdadeiros saia a fervorosa oração Cria em Mim, o Deus, um coração puro, e ela terá a resposta: “E vos darei um coração novo.

TMOE-Pág 294 Nenhum homem e um juiz apropriado do dever de outro homem. O homem e responsável para com Deus; e, quando homens finitos e sujeitos ao erro tomam em suas mãos a jurisdição de seus semelhantes, como se o Senhor os houvesse comissionado para levantar ou abater, todo o Céu se enche de indignação.

A única esperança do homem caído TMOEv Pág 309  é olhar para Jesus e O receber como o único Salvador. Logo que um homem comece a fazer uma regra de ferro para os outros homens, logo que comece a ajaezar e a tocar os homens segundo a sua própria vontade, desonra a Deus e Poe em perigo sua própria alma e a de seus irmãos. O homem pecaminoso só pode encontrar esperança e justiça em Deus; e nenhum ser humano é justo além do tempo em que tem Fe em Deus e com Ele mantém vital ligação.

A flor do campo precisa ter a sua raiz no solo; deve ter ar, orvalho, chuva e luz do Sol. Só florescerá se receber essas vantagens, e todas elas vêm de Deus. O mesmo se dá com o homem. Recebemos de Deus aquilo que contribui para a vida da alma. Somos advertidos a não confiar no homem, nem a fazer da carne o nosso braço. Sobre todos os que assim fazem é pronunciada uma maldição.

Test M-O-Ev 200, cuidado com o que se Supõe se Nova Luz Evitar questões colaterais
Minha alma está muito preocupada, pois sei o que diante de nós está. Todo o engano concebível fará sentir seus efeitos sobre os que não tem com Deus uma ligação diária viva. Em nossa obra não deve haver esforços colaterais enquanto não houver completo exame das ideias sustentadas para que se possa averiguar de que fonte se originam. Os anjos de Satanás são sábios para fazer o mal, e criarão o que alguns pretenderão ser luz avançada, proclamarão como sendo coisas novas e maravilhosas, e embora em alguns respeitos seja a mensagem uma verdade, estará misturada com invenções humanas, e ensinará como doutrinas os mandamentos de homens.

Se jamais houve um tempo em que deveríamos vigiar e orar com real fervor, é agora. Pode haver coisas supostamente boas, e que, no entanto, necessitam ser cuidadosamente consideradas com muita oração, pois são especiosas artimanhas do inimigo para conduzir almas numa vereda que esteja tão perto do caminho da verdade que muito pouco se distinga do caminho que leva a santidade e ao Céu.

Mas os olhos da Fe podem discernir que isto diverge do caminho certo, embora quase que imperceptivelmente. Pode a princípio ser julgado positivamente certo, mas depois de algum tempo verifica-se divergir amplamente do caminho da segurança, da vereda que leva a santidade e ao Céu. Meus irmãos, aconselho-vos a fazer caminhos retos para os vossos pés, para que o que coxeia não seja desviado do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário